Amadora em Festa: 10 dias de Cultura, História, Desporto e Lazer numa cidade cheia de vida

Categoria Agenda, Inside

O Município da Amadora celebra o seu 39.º aniversário no próximo 11 de setembro e, como tem sido habitual, irá realizar 10 dias de Amadora em Festa, com várias atividades lúdicas, artísticas, desportivas e culturais por toda a cidade, entre os dias 7 e 16 de setembro.

De feiras gastronómicas, leituras encenadas, passeios de bicicleta, atletismo, feiras de livro e artesanato aos passeios no comboio turístico pelo património e arte urbana, não faltarão atividades dos mais miúdos aos mais graúdos durante 10 preenchidos dias. Entre 6 e 17 de setembro poderá participar em várias atividades lúdicas, históricas e culturais, tais como:

Há Festa Na Rua! / BACK2SCHOOL PARTY – Recreios da Amadora, Logradouro Com os Djs: Riot, MGDRV (dj set) e Shaka Lion. Com Arte Urbana e Street Food
Dia 8 setembro, a partir das 18h00. Entrada livre

Quorum Ballet: “Em Modo Jazz” – Recreios da Amadora, Logradouro
Dia 11 setembro, 21h30. 5€ [preço único]

Poesia na Rua – Jardim e Biblioteca Municipal da Amadora
Dias 11, 12 e 13 setembro. Entrada livre

Festa do livro – Jardim e Biblioteca Municipal da Amadora
Dias 14, 15 e 16 setembro. Entrada livre

Feira de Arte Contemporânea – Recreios da Amadora, Logradouro
Dias 14, 15 e 16 setembro. Entrada livre

Concerto ENES/THE GIFT – Parque Central | Estátua José Afonso | Palco Cidade
Dia 15, 21h30. Entrada livre

No dia de abertura do evento, a 7 de setembro, será possível assistir ao espetáculo “Horizonte e Memória” de Teresa Salgueiro, numa homenagem à música tradicional portuguesa e onde serão evocados artistas como Amália Rodrigues, Zeca Afonso, Madredeus, entre outros, no CineTeatro D. João V. pelas 21h30 e com um preço unitário de 12,5€.

Na Festa do Livro, além de poder visitar várias bancas com livros sobre os mais variados temas, teremos várias conversas, como “Trocar umas ideias com” Mário de Carvalho (dia 14, 18h00), “Oxalá Haja Paz. Insha’Allah!”, com Luísa Costa Gomes e Paulo Moura (dia 14, 19h00), “A Humanidade Entre Ecrãs”, com o psiquiatra Daniel Sampaio e a escritora Joana Bértholo (dia 15, 18h30), “Memórias aos Quadradinhos” com Mário Cláudio e Guilherme d’Oliveira Martins (dia 16, 17h) e “Jantares e Petiscos” com António Galopim de Carvalho e António Macedo (dia 16, 21h00).

No decorrer de Poesia na Rua, além do Quiosque Literário poderá assistir ao concerto de NBC (dia 11, 21h15), Performances Poéticas por Portugal SLAM (dia 12, 18h00) ou ao concerto de Luca Argel (dia 13, 21h15).

Além destas atividades haverá ainda, ao longo de todo o evento, Conversas na Rua & Arte Urbana, sobre variados temas, da arte à sustentabilidade, a Festa dos Sabores, no Parque Delfim Guimarães, onde estarão representadas várias regiões portuguesas com produtos gastronómicos, doçaria regional, artesanato e diferentes momentos musicais, e ainda as Festas no Parque, no Parque Central, num cenário dedicado a atividades e atrações para crianças.

No que toca ao desporto, existirão variadas atividades desportivas a ocorrer em locais diferentes do município, ao longo de todo evento, do qual destacamos aulas de zumba, yoga e a 7.ª Corrida Cidade da Amadora, que decorrerá no dia 16, pelas 10h00.

A sessão solene com hastear da bandeira decorrerá no dia 11 de setembro, feriado municipal e de aniversário do concelho, às 12h00 no Exterior dos Paços do Concelho. Para ter acesso ao programa completo visite https://amadoraemfesta.pt/.