Malta assegura presença na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), sendo a primeira vez que este destino turístico estará presente na maior feira de turismo nacional.
Durante os dias da BTL, que decorre de 11 a 17 de março, a Autoridade do Turismo de Malta irá dar a conhecer a todos os visitantes as últimas novidades do destino, assim como, disponibilizar o programa com as atividades culturais e turísticas que serão implementadas ao longo do ano. Este programa estará disponível para os diferentes públicos que visitam a feira.
Carlo Micallef, vice-presidente e diretor de Marketing da Autoridade do Turismo de Malta, afirma: “Para nós, esta presença na 31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa é extremamente importante uma vez que consideramos o mercado português um dos mais relevantes para Malta. Esta será a nossa estreia na BTL e estamos muito confiantes com esta aposta. A BTL é a principal feira de turismo em Portugal e, em 2018, entre janeiro e novembro, o número de turistas portugueses cresceu 118,4% no nosso país, em comparação com 2017. Este número é realmente impressionante. É relevante referir que este crescimento se deve em parte aos voos diretos entre Lisboa e Malta, implementados pela Air Malta em maio do ano passado. Também estamos muito entusiasmados com a promoção do nosso destino entre os principais Operadores Turísticos e Agentes de Viagens representados na BTL. Esperamos poder desenvolver muitas parcerias de sucesso durante os dias dedicados ao Trade.”
“O nosso objetivo é promover um destino repleto de cultura, lazer e animação. Em poucas horas de voo, os portugueses podem descobrir um leque de oferta que abrange quase todo o tipo de público, desde os mais jovens aos mais exigentes”, acrescenta ainda Carlo Micallef.
A Autoridade do Turismo de Malta faz um balanço muito positivo relativo ao crescimento do número de turistas no ano passado, apesar de ainda não estar apurado o número final de visitantes. Os principais fatores apontados para o crescimento são o facto da cidade de Valleta ter sido Capital Europeia da Cultura e a implementação de voos diretos a partir de algumas cidades, como o caso de Lisboa, com companhias aéreas como a Air Malta ou Ryanair.
Em relação a 2017 houve um aumento de 14,5% do número total de visitantes de todo o mundo, alcançado Malta os 2,5 milhões de turistas. O Reino Unido continua a ser o principal mercado turístico deste país, representando 24,7% dos visitantes, seguidos por Itália, com 15%; Alemanha, com 8,7%; e França, com 8,3%.