Há mais de 10 anos que a Boost tem como missão energizar pessoas e culturas, através de experiências incríveis. Isso mesmo nos diz Tiago Monteiro, general manager desta empresa que nasceu em plena Baixa de Lisboa e tem vindo sempre a acrescentar “experiências únicas, inovadoras e tecnologicamente disruptivas” ao seu leque de serviços. Hoje está também no Porto, Setúbal, Sesimbra, Coimbra e Braga, mas com uma abrangência nacional e a ambição de expansão mundial.
Com três tipos de serviços – Turismo, Experiências Gastronómicas e Logística – a Boost tem na sua equipa “Boostial” uma das suas maiores mais-valias, reunindo em si “profissionalismo, dedicação, paixão e uma boa disposição imparável”, descreve Tiago Monteiro. Além disso, esta “família” alia a capacidade de entrega em volume à qualidade e o empresário garante que “o volume de clientes a usufruírem das nossas experiências em época alta é algo verdadeiramente assombroso”.
Dentro da área do Turismo, a Boost conta com diferentes marcas para o cliente FIT: em Lisboa a Bikes and Company, Lisbon by Segway, Lisbon Escape Hunt, Vox City Walks, Ecotuk Tours, Arrábida by Boat, The Cooltours Lisboa, Scooter Solutions e, mais recentemente, Spinach Tours; já no Porto está a Blue Dragon, Tuktour Porto, Vox City Walks e GoCar Tours. Para o setor de MICE, a Boost Portugal Events conta com escritórios em Lisboa e no Porto, sendo especialista em programas feitos à medida nas atividades de team building, incentivos empresariais e eventos em geral.
Também nas Experiências Gastronómicas, a Boost diferencia entre o cliente FIT e MICE, contando com as marcas FIC (restauração no clube internacional de futebol), a MOA (Monsantos Open Air) e Desassossego (refeições temáticas) para o primeiro; e Foodstory para os eventos. Anualmente, a empresa realiza ainda mais de 200 eventos privados para empresas nacionais e agências de eventos, detendo exclusividade em espaços únicos como o Vandelli, no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa.
2022 supera expectativas; 2023 será “um bom ano”
“O ano de 2022 foi simplesmente incrível” – é assim que Tiago Monteiro descreve o ano que agora terminou e superou todas as expectativas da Boost. “A procura pelos nossos serviços foi gigante e tivemos o orgulho de ter a capacidade de entrega de serviços de qualidade com uma equipa às vezes mais reduzida muitas vezes menos experiente”, sublinha, conseguindo ter uma melhor performance do que em 2019.
Quanto a 2023, e embora o gestor reconheça que é difícil fazer previsões, a sua opinião pessoal é que “será um bom ano para o turismo” em Portugal, com o país a beneficiar de “qualidades únicas” que o tornam mais atrativo do que outros. Mas adianta que há muito trabalho a ser feito, apontando para a importância de o turismo ser visto como um setor económico vital, como já o é, “e para o qual o organismo público deve ter uma atenção especial e legislar de acordo com as suas necessidades e especificidades”. Tiago Monteiro defende também que o setor se torne mais profissional. “Nas áreas de negócio em que nos inserimos, é um setor demasiado difuso, constituído quase unicamente por microempresas de gestão familiar”, alerta o responsável, explicando que tal facto faz com que “o setor jogue com regras que não são as mesmas de uma empresa com uma postura de gestão profissional racional como a Boost”.
Tendo como objetivo que este ano seja de solidificação de processos, a meta é investir em formação de pessoas e de processos. Outra meta é lançar mais soluções criativas para atividades de cariz social e ambiental, para o mercado MICE. E, no setor do turismo, a grande novidade é a Spinach Tours, que proporciona uma experiência de condução 100% elétrica de descoberta da cidade aliada à gamificação, lançando rotas inovadoras e temáticas. Este produto “turn key solution” vai estar disponível para licenciar para vários locais do mundo.
*Este artigo foi publicado na edição 342 da Ambitur.