Falta um mês para a 31.ª edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e já começaram a ser anunciadas algumas das novidades. A BTL Cultural é uma das apostas para este ano. O novo espaço da BTL, dedicado à cultura, foi apresentado esta quarta-feira, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
À imprensa, Fátima Vila Maior, diretora de Feiras da FIL, referiu que “já fazia parte da estratégia da BTL enquadrar a cultura numa área do turismo”, sublinhando a importância da parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, que tem ajudado a “desenvolver esta iniciativa fundamental para o turismo”.
Para a responsável, a Cultura é “fundamental para construção de produto turístico”, assumindo uma grande importância na oferta. “Em Portugal, temos um peso enorme de oferta e variedade”, descreve a responsável. “A Cultura pode ajudar-nos na diferença e a levar para o interior mais turistas e melhor qualidade”. Sendo que a feira tem uma “forte vertente em termos de visitação de compradores estrangeiros”, a responsável considera fazer “todo o sentido” que haja um espaço onde Portugal “consiga mostrar a sua oferta” neste âmbito. “Temos cultura em Portugal que não existe em mais lado nenhum”, sintetiza.
Afirmar-se como um núcleo de discussão e reflexão sobre o setor, com foco no posicionamento dos agentes face aos desafios do turismo nacional, torna-se o objetivo deste novo espaço no pavilhão dois.
A par da parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a BTL Cultural contará com a presença de 16 entidades ligada à cultura. Para Fátima Vila Maior, o grande desafio é tornar esta área “fundamental em termos de conteúdos turísticos e ser uma área de promoção junto do grande público”.
A vontade é que, na próxima edição, seja possível “alargar os nossos convidados de forma internacional. Queremos que as pessoas se habituem a ir à BTL à procura de uma viagem especial com um enquadramento mais cultural”, remata.
BTL Cultural quer partilhar “boas práticas das instituições”
A BTL Cultural ficará localizada no pavilhão 2 e terá 300 metros quadrados. Susana Prudêncio, diretora adjunta de comunicação de marketing da Fundação Calouste Gulbenkian, considera que “foi um excelente desafio aceitar a proposta da BTL e ter, pela primeira vez, 16 entidades culturais representadas de igual forma com um pequeno núcleo dedicado a cada uma das instituições”. A responsável acredita que as instituições, ao se apresentarem “juntas”, “vão ter outra força” junto do público.
No centro do stand, haverá o espaço “Café Cultura”, “ onde iremos apresentar todos os conteúdos com um programa especial”. A responsável acredita que a programação vai, “certamente, permitir cruzar ideias entre todos”.
A programação será direcionada, nos primeiros dias, para os profissionais. “Vamos partilhar boas práticas de como as instituições se devem posicionar junto dos públicos do turismo ou, mesmo, boas práticas quer nacionais, quer internacionais com quem também aprendemos muito”, refere Susana Prudêncio. A nível internacional, uma das entidades destacada pela responsável é a Fundação Louis Vuitton onde se debaterá “Qual o impacto da transformação digital nos modelos de divulgação e promoção das instituições culturais”. Também uma empresa de consultoria de Munique vai partilhar as boas práticas de “como a cultura se deve posicionar junto do público”. “O papel da Cultura no desenvolvimento Económico e Social” abrirá toda a programação do espaço.
Já nos dois dias em que a BTL estará aberta ao público em geral, a programação será mais diversificada com workshops, conversas e música. O objetivo é que também o público nacional que visite a BTL Cultural “possa perceber quais são os grandes eventos ao longo do ano que não pode perder”, refere Susana Prudêncio.
Apesar da apresentação deste novo espaço, a BTL só será apresentada oficialmente no dia 28 de fevereiro, no município do Seixal, mantendo a tradição de apresentar oficialmente a feira no país ou na cidade convidada como destino de cada edição.
Lista de algumas entidades que marcam presença na BTL Cultural:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos
- CCB – Fundação Centro Cultural de Belém
- Fundação Oriente – Museu do Oriente
- Fundação de Serralves
- MATT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
- Parques de Sintra – Monte da Lua S.A
- Direção-Geral do Património Cultural
- Teatro Nacional D. Maria II
- Museu de São Roque
- Museu Vista Alegre