A pouco mais de quatro meses da 34ª edição, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024, na FIL, conta já com 70% do espaço de exposição ocupado, sendo a primeira vez que este valor é atingido tão cedo.
A próxima edição promete ter uma oferta diversificada em expositores, setores e conteúdos, sempre com a missão de afirmar a BTL como feira de referência no setor do Turismo, a nível nacional e internacional. Para esta edição, é esperado que se ultrapasse de forma significativa os resultados de 2023.
Os Açores serão o Destino Nacional Convidado da próxima edição e a chancela de Município Convidado foi atribuída a Coimbra.
Em linha com as tendências do mercado, a nível de produto turístico, a BTL reforça uma vez mais o seu compromisso com espaços já conhecidos do público, como a BTL Cultural, a BTL LGBTI+ e a BTL Lab, um espaço dedicado a apresentações, talks e exposições com soluções na área das tecnologias, transição digital e promotoras da sustentabilidade.
O programa de Hosted Buyers, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP Portugal, que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse no Destino Portugal e que promove a realização de negócios B2B (business to business), volta também a ser uma aposta da organização, com foco nos 26 principais mercados emissores da oferta turística nacional.
“Prevemos uma BTL que continua a ter o foco na qualidade, diversidade e no valor que entregamos aos nossos clientes, ultrapassando os resultados da última edição. O facto de já termos fechado 70% do espaço é um sinal de que os expositores estão entusiasmados com a edição do próximo ano e de que a BTL continua a ser a plataforma de negócio do sector de turismo em Portugal. Tal como na edição anterior, este ano queremos, uma vez mais, reforçar a nossa aposta nos mercados internacionais e trazer oportunidades de negócio para Portugal. Para tal, o Programa de Hosted Buyers, que em 2023 registou mais de 1800 reuniões entre 256 suppliers e 120 buyers, oriundos de 26 mercados emissores, volta a ser uma prioridade da organização”, explica Dália Palma, gestora coordenadora da BTL.
Também a BTL Formação e Emprego será uma aposta fundamental para criar a ponte com o mercado de trabalho no setor do Turismo. Esta iniciativa contará com uma diversidade de oportunidades para todos aqueles que pretendem iniciar ou manter a sua carreira na área, além de poderem explorar oportunidades formativas.