Geração RH é o nome da nova rubrica que vai poder acompanhar ao longo das próximas semanas em Ambitur.pt. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Ambitur e da Bolsa de Empregabilidade que, conscientes da importância cada vez maior que os Recursos Humanos desempenham na hotelaria, e no turismo em geral, pretendem dar-lhe a conhecer o perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho de responsáveis e diretores de RH. Damos hoje voz a Carla Silva, Human Resources Director for Portugal na Minor Hotels.
Carla Silva nasceu em Lisboa, a 26 de janeiro de 1974. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pelo ISCTE, e com uma graduação Hoteleira pelo IPAM, o primeiro emprego foi como administrativa, na Revista Militar.
A profissional explica que a sua escolha pela área de turismo e hotelaria se prende com o facto de o pai já trabalhar no setor e, todos os dias, lhe contar histórias novas sobre o hotel que, confessa, a fascinavam. Além disso, admite que quando era criança sempre adorou as festas de Natal no hotel do pai e, mais tarde, teve a perceção de que esta era uma área de negócio em crescimento em Portugal.
Quando começou a trabalhar na atual empresa e como tem sido a evolução?
Comecei a trabalhar nesta empresa em 2001, como estagiária de Recursos Humanos, no Hotel Tivoli Lisboa (atual Tivoli Avenida da Liberdade Lisboa Hotel).
Ao longo destes 22 anos, foi-me dada a oportunidade de exercer várias funções e crescer profissionalmente dentro deste grupo.
Depois do estágio, exerci funções como Técnica de Recursos Humanos, Responsável pela equipa de Payroll dos hotéis de cidade. Fui também responsável pela Direção Regional de Recursos Humanos dos hotéis de cidade e em 2019 fui desafiada a assumir a Direção de Recursos Humanos para Portugal, cargo que mantenho atualmente.
Qual é o seu dia-a-dia na empresa – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Atualmente com o cargo de diretora de Recursos Humanos para Portugal, o meu dia a dia passa por gerir a equipa de Recursos Humanos a nível nacional, apoiar os diretores gerais e regionais, e garantir o alinhamento das políticas do grupo e o reporting sobre Portugal para os Headquarters Minor Hotels, sediado em Madrid.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros do hotel/empresa (em que categorias se dividem os trabalhadores)?
Em Portugal, temos uma equipa de Recursos Humanos centralizada que conta, para além da Direção de Recursos Humanos, com mais quatro colaboradores, na área de Formação & Desenvolvimento, Employer Branding, Compensações & Benefícios e General Services.
Nos hotéis temos estruturas de suporte às operações com Técnicos de Recursos Humanos alocados a uma ou mais unidades em função da dimensão dos hotéis. No Algarve, temos ainda a função HR Regional Manager para a coordenação da equipa de Recursos Humanos para região.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
No nosso setor temos uma vasta oferta de oportunidades, tanto na área operacional dos hotéis, como também na área de suporte.
Procuramos essencialmente, e em maior número, candidatos para as áreas de Alojamentos, Comidas & Bebidas, Spa, entre outras, mas também para as áreas de Suporte aos hotéis, IT, Comercial, Revenue Managment, Marketing, Recursos Humanos, Central de Reservas, Financeiro, entre outros.
Independentemente da função, o que procuramos é Atitude, motivação e paixão!
Na Minor Hotels reconhecemos competências técnicas, mas procuramos acima de tudo, candidatos com atitude positiva, sorriso genuíno, movidos pela paixão pela hotelaria e focados na perfeição e no serviço de excelência.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Fazer parte do Grupo Minor Hotels, é fazer parte de uma empresa em constante crescimento, onde as pessoas são verdadeiramente importantes.
A nossa diversidade de portfólio e presença mundial são um mundo de oportunidades para quem ambiciona crescer e evoluir profissionalmente a nível local, nacional e internacional.
No nosso grupo somos verdadeiramente apaixonados por hotelaria, temos líderes que incentivam e impulsionam o crescimento profissional das suas equipas, através de planos de carreiras adaptados às expectativas de cada um. Apostamos na formação e desenvolvimento das equipas, promovemos ações e eventos internos que incentivem a participação das nossas equipas na vida da empresa. Reconhecemos o esforço e dedicação com programas de reconhecimento, temos uma forte preocupação ambiental.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Essencialmente a paixão pela Gestão das pessoas e o contato com as equipas. As pessoas são, sem dúvida, o ativo mais importante no crescimento e desenvolvimento das empresas e a área de Recursos Humanos tem um papel importantíssimo na atração, motivação e fidelização das pessoas e foi isso que me atraiu para esta área.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Acredito que um profissional de Recursos Humanos, como qualquer outro profissional de outra área, tem que ser apaixonado pelo que faz, pois só assim consegue dar diariamente o melhor de si.
No caso dos Recursos Humanos, tem que ter interesse genuíno pelo contato com pessoas e uma preocupação constante em alinhar a gestão das pessoas às necessidades e desenvolvimento do negócio.
Há que acompanhar as tendências do setor, ser proactivo, estar atualizado sobre a legislação laboral e as melhores práticas de Recursos Humanos dentro e fora do setor.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
O profissional de Recursos Humanos é o embaixador da cultura da empresa junto das equipas e o pilar estratégico para garantir o alinhamento das pessoas com o negócio. Neste setor, como em todos, cabe ao profissional de Recursos Humanos fazer a aculturação das pessoas, motivar, fidelizar, para que as equipas se tornem elas próprias embaixadoras da marca e do setor tão apaixonante e desafiante como o nosso.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
A área de Recursos Humanos, continua a não ser uma área muito valorizada, dentro das empresas. É muito exigente mas ainda pouco reconhecida. Temos que garantir uma eficaz gestão de pessoas, conseguir atrair os melhores talentos, desenvolver estratégias para motivar e fidelizar as equipas de forma a alcançarem os objetivos do negócio, e isso é algo bastante desafiante.
O que me dá mais prazer é a oportunidade de criar e desenvolver projetos na área de Recursos Humanos, que aliem as expectativas das pessoas com os objetivos de negócio.
Qual considera o maior desafio na área de recursos humanos atualmente?
O maior desafio atualmente é atrair e fidelizar as pessoas para o setor hoteleiro. É um setor apaixonante, com imenso potencial a nível de carreira, onde podemos viver experiências enriquecedoras, trabalhar em ambientes de sonho, cheios de glamour e muitos deles cheios de história, conhecer pessoas de todo o mundo, contatar com diferentes cultura e nacionalidades…
Durante a pandemia, o turismo foi um dos setores mais afetados devido às restrições de viagens e circulação e a retoma do setor trouxe novos desafios à contratação, nomeadamente trazer de volta pessoas que tinham deixado o setor.
Cabe assim aos profissionais de hotelaria e de Recursos Humanos, ultrapassar este desafio e voltar a conseguir cativar e atrair pessoas para este que é um dos setores mais sexy para trabalhar.
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