A Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens de negócios, encerrou o ano de 2023 com aquilo que considera ser “excelentes resultados”, adianta Carlos Martínez, CEO. No ano que passou, a empresa alcançou um volume de negócios de 27,3 milhões de euros, entre Portugal e Espanha, o que representa um crescimento de 35% em relação a 2022.
Com estes resultados, a empresa duplicou os seus valores pré-pandémicos, sendo que o setor estimava alcançar estes valores apenas em 2024 (segundo dados da Global Business Travel Association, GBTA). De acordo esta associação, as Viagens de Negócios estão maioritariamente, mas não totalmente, recuperadas, com a taxa de recuperação a situar-se nos 84%.
“É certo que vivemos uma altura de incerteza a nível nacional e internacional, económica e geopolítica e que isso poderá ter algum impacto na taxa de crescimento das viagens de negócio. No entanto, sabemos que estas continuarão a acontecer, e até mesmo a crescer, sendo necessário garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores que embarcam nestas viagens”, refere Carlos Martínez, que indica que a empresa prevê crescer cerca de 30% em 2024.
Este crescimento, impulsionado por dois fatores – por um lado, a adesão de novos clientes nacionais e internacionais ao Destinux, que procuram poupanças através da digitalização da gestão das suas viagens e da resolução de problemas de gestão; e, por outro, o crescimento da área MICE devido às mudanças que ocorreram durante a pandemia e que vieram para ficar, como o teletrabalho – fez com que a empresa alargasse, recentemente, o seu serviço a 14 países da Europa, o que representa uma consolidação do seu processo de expansão internacional e a garantia de uma solução global pronta a operar e a melhorar os resultados das empresas localizadas em diferentes países.
Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel, explica que as boas perspetivas de crescimento da empresa são fruto da “necessidade de reunir e unir as nossas próprias equipas a nível nacional e internacional, bem como da proximidade com os clientes e fornecedores, numa altura de dissociação global e a continuação da abertura de novos mercados”.
Na área MICE, a Consultia registou um crescimento de 50% face ao ano anterior, graças à sua capacidade de potenciar o empenho e o desenvolvimento profissional dos colaboradores na era do trabalho remoto. Este bom resultado corrobora a conclusão de um estudo recente da Harvard Business Review Analytic Services, que conclui que as viagens de negócios são uma componente fundamental da cultura de trabalho.
2023 foi também marcado por soluções inovadoras que a Consultia desenvolveu para problemas reais dos colaboradores que viajam em trabalho. O Destinux passou a incorporar um ‘consolidador de apartamentos’ que pretende dar resposta à necessidade de reserva deste tipo de alojamento para viagens de grupo ou de trabalho de longa duração e houve uma maior aposta na cibersegurança através da implementação de funções na plataforma como o single sign-on. Paralelamente, a Destinux tornou-se mais acessível a todas as empresa (49 euros/mês).