Edição de verão da campanha “Can’t Skip Portugal” quer “ajudar o mundo a descobrir Portugal”

Edição de verão da campanha “Can’t Skip Portugal” quer “ajudar o mundo a descobrir Portugal”

O Turismo de Portugal apresentou ontem os cinco videoclips que fazem parte da campanha “Portugal. The Summer”. O evento, que decorreu no Pavilhão de Portugal junto ao recinto da Web Summit, contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

“Portugal. The Summer” é a edição de verão da campanha internacional de turismo “Can´t Skip Portugal”.  Luís Araújo falou à Ambitur.pt sobre o “ingrediente” que faltava à campanha: “uma banda sonora para o país”. Foi com a banda Portugal. The Man e com a música “Live in the Moment” que se fez “ouvir” Portugal.

O desafio foi lançado no dia 13 de julho aos músicos de todo o mundo para criarem as suas próprias versões de “Live in the Moment”. Para o dirigente, esta campanha “vem na sequência daquilo que nós queremos: ter turismo durante o ano todo em todo o território, principalmente com pessoas que fiquem mais tempo” no país.

Aos jornalistas, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, aproveitou a ocasião para reforçar a ideia de que “Portugal é muito mais do que os destinos tradicionais”, referindo-se a Lisboa, Porto, Algarve e Madeira. Para Siza Vieira esta campanha vem incentivar “os estrangeiros a descobrirem Portugal durante todo o ano e em destinos mais diversificados”.

“Hoje temos os olhos colocados em nós”, refere o ministro, pelo facto da apresentação da campanha ser lançada ao mesmo tempo que decorre a Web Summit. “É uma excelente oportunidade para mostrarmos e lançarmos esta campanha porque os primeiros destinatários são quem está entre nós”.

Sobre o excesso de turismo em Portugal, Pedro Siza Vieira considera que “somos um país que gosta de receber, um país que encontrou também nessa sua capacidade de hospitalidade uma forma de se abrir ao mundo e de criar riqueza.” Esta campanha “é um piscar o olho a novos públicos e gerações em mercados diferentes. Tal como os portugueses descobriram o mundo há 500 anos, agora vamos ajudar o mundo a descobrir Portugal”, diz o ministro.

O período de submissão de covers decorreu até 26 de setembro e contou com cerca de “300 bandas de 29 nacionalidades diferentes”, destacando-se o maior número de concorrentes do “Reino Unido, França, Estados Unidos da América, Espanha e Brasil”, explica o presidente do Turismo de Portugal. O processo de seleção das “cinco melhores versões” foi realizado pelos próprios Portugal. The Man. Para além da inclusão da sua versão nos vários vídeos da campanha, os vencedores terão, como prémio, a possibilidade de virem tocar a Portugal num dos festivais de música do próximo ano.

Com esta campanha, o Turismo de Portugal pretende “atingir os mesmo valores que atingimos com as campanhas anteriores”. Luís Araújo refere que, no “ano passado, foram impactadas 140 milhões de pessoas em 130 países”. Até ao mês de agosto deste ano, “já temos 100 milhões. Queremos continuar a manter Portugal e a visibilidade sobre o país com esta nova campanha”.

Para o presidente do Turismo de Portugal, lançar esta campanha na Web Summit “permite-nos preparar o verão para o próximo ano” e, ao mesmo tempo, “promover Portugal na época baixa. A nossa campanha é em formato digital e está relacionado com a natureza da Web Summit e alcança muitas pessoas”, considera.

 

*Os cinco videoclips que venceram estão disponíveis na página oficial da campanha “Portugal. The Summer

Cristiana Macedo