A eDreams ODIGEO acaba de anunciar os seus resultados para o exercício findo a 31 de março de 2021. Após um ano desafiante, a companhia garante estar agora a ver melhorias nas condições do mercado, à medida que as restrições impostas pela pandemia estão a diminuir. “As ações empreendidas no último ano para desenvolver o negócio, sem mobilização de capital, posicionaram uma empresa já muito sólida e líder de mercado de forma a que possa emergir da pandemia como um negócio ainda melhor, pronto a tirar partido das suas vantagens de escala; do Prime, o seu produto de subscrição pioneiro e de muito sucesso; e dos impulsionadores estruturais positivos do mercado”, indica em comunicado.
As transações do ano foram fortemente afetadas pelas restrições às viagens
As restrições impostas pela situação de COVID-19 levaram a uma redução de 79% nas receitas. O EBITDA ajustado totalizou (-38.2) milhões de euros (+€115.1 milhões no AF20), bem gerido graças a um modelo de negócio altamente adaptável. O Lucro Líquido Ajustado situou-se nos – 86.8 milhões de euros (2020: +€34,7 milhões). Manteve-se uma sólida posição de liquidez: €106 milhões no final de março
Recuperação do mercado em aceleração
O mercado dos EUA está a liderar a recuperação, com um esforço de vacinação mais avançado. A Europa está também a recuperar rapidamente, com o progresso dos programas de vacinação. A eDreams tem registado uma melhoria dos volumes a cada mês: -62% em março, -51% em abril e -28% em maio [até ao dia 22] em comparação com o AF19.
Estruturalmente bem posicionada para maximizar as oportunidades do pós-pandemia
A oferta de subscrição da companhia, o Prime, registou um aumento de 58% nas adesões ao longo do ano, para um total de 876.000 subscritores, e alcançou um milhão de subscritores em maio. Adianta-se, assim, no objetivo de atingir os dois milhões de subscritores até 2023.
A empresa afirma ainda que possui uma “vantagem de escala inigualável e somos agora o número 2 do mundo na venda de voos, e aumentámos a nossa quota de mercado na Europa em 6%, alcançando os 37%, apenas nos últimos 12 meses”.
Além disso, afirma ter um negócio equilibrado com um aumento de 57% na diversificação de receitas, um aumento homólogo de 4pp.
E garante estar posicionada para um mundo online acelerado – as reservas móveis aumentaram para 56% das reservas totais de voos, contra 44% no mesmo período do ano passado.
Visão pioneira para reinventar o setor e a oferta de viagens
A eDreams assegura que vai continuar a fazer crescer o Prime através de inovações no produto e da expansão geográfica, e vai atingir o objetivo de dois milhões de membros um ano antes do previsto, antes do final do verão de 2022.
Dana Dunne, Chief Executive Officer da eDreams ODIGEO, comentou: “Estamos a emergir da pandemia mais sólidos e com um maior crescimento à nossa frente. O nosso programa de subscrição exclusivo, o Prime, já ultrapassou um milhão de membros e estamos no caminho para atingir o nosso objetivo de dois milhões de membros um ano antes do previsto. Continuamos a aumentar a nossa vantagem competitiva e a ganhar quota de mercado em relação aos nossos concorrentes e somos o líder destacado na Europa e a segunda empresa do mundo no negócio de venda de voos. Continuamos a reinventar as viagens para os nossos clientes e a proporcionar-lhes soluções inovadoras, e continuamos a ampliar a nossa oferta de produtos, bem como a nossa expansão geográfica. Acredito firmemente que a nossa empresa nunca esteve tão forte, e estou extremamente entusiasmado com as oportunidades que nos esperam.”