EscapadaRural.com quer contribuir para a evolução do Turismo Rural em Portugal

EscapadaRural.com quer contribuir para a evolução do Turismo Rural em Portugal

A Escola de Hotelaria e Turismo, em Lisboa, foi o palco para a sessão de apresentação da plataforma EscapadaRural.com em Portugal. De origem espanhola, a plataforma web dedica-se à oferta de alojamentos rurais, sendo líder do setor no país vizinho. No nosso país, a plataforma opera com o domínio EscapadaRural.pt.

Na sessão de apresentação, Ana Alonso Rodríguez, diretora de comunicação da EscapadaRural, apresentou a estratégia da empresa para Portugal. O objetivo da plataforma é “replicar o sucesso do modelo espanhol no território luso, adaptando-se progressivamente às especificidades do mercado português”, explica. A EscapadaRural planeia “aumentar em 10% a sua equipa, realizar investimentos na promoção e divulgar os destinos rurais”, acrescenta.

A “implementação deste modelo” a três anos tem o objetivo de “alcançar 2500 alojamentos registados”, tendo em conta que a oferta de alojamentos no espaço rural em Portugal se concentra sobretudo nas regiões do Norte, Centro e Alentejo.

Mantendo a filosofia da empresa, Ana Alonso garante que, na plataforma, “só serão admitidos estabelecimentos oficiais devidamente licenciados no Turismo de Portugal ou na Câmara Municipal”.

Em Espanha, a plataforma conta com mais de 16.000 habitações rurais registadas sob um modelo comercial freemium, ou seja em regime gratuito. Dessas, 52% contratam serviços premium. Já em Portugal, a diretora de comunicação adianta que o número de casas nacionais disponíveis “ascende a 1497, todas em regime gratuito”. “O nosso objetivo é conseguir que, em 2021, 30% das mesmas contratem também os serviços premium”, acrescenta.

Maria Lurdes Vale, diretora do Turismo de Portugal em Espanha, também marcou presença nesta sessão de apresentação. O “salto desta plataforma em Portugal” foi frisado pela responsável, que veio mostrar o “apoio” que a entidade quer dar à nova fase da EscapadaRural. “Estamos aqui para agradecer”, referiu Maria Lurdes Vale, que considera que a plataforma “vem ajudar a promover o nosso interior e, sobretudo, o alojamento rural de qualidade que temos”.

Maioria dos turistas espanhóis não conhece a oferta portuguesa de turismo rural

No decorrer da sessão, foi ainda apresentado o primeiro estudo sobre o Turismo Rural em Portugal. A pesquisa debruçou-se sobre a forma como os espanhóis “percecionam o turismo rural” no nosso país, explica Ana Alonso. Desenvolvida pela EscapadaRural.com com o apoio da Escola Universitária de Hotelaria e Turismo e da Netquest, este inquérito envolveu 11 268 turistas espanhóis.

A conclusão maior é a de que sete em cada 10 espanhois já visitaram o nosso país. Só 20% fizeram a visita no último ano. Apesar deste indicador, apenas 24% dos turistas oriundos de Espanha praticaram turismo rural em Portugal, principalmente nas regiões Norte e Centro. O verão é a época favorita para a turismo rural em Portugal (47%) com a estada a durar aproximadamente uma semana (51%).

Apesar destes indicadores positivos, “60% dos turistas espanhóis apontam para o desconhecimento da oferta turística em Portugal” nunca considerando o país para a prática do turismo rural, indicou Ana Alonso. Esta conclusão demonstra que “ainda há muito trabalho a realizar para fomentar este tipo de turismo no território português e conseguir que seja um destino preferencial para quem procura turismo rural”, considerou.

O estudo completo está disponível na página EscapadaRural.

Cristiana Macedo