Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer melhor os agentes de viagens portugueses, as suas empresas e os destinos que vendem. Desta vez é Sofia Pinheiro, sócia gerente da Sterntravel, quem tem a palavra.
Como se caracteriza?
Sou uma pessoa resiliente, competitiva, positiva, que adora desafios, gosta de inovar, que detesta a estagnação (estar sempre na zona de conforto). Sou uma pessoa que não acredita que existe impossíveis basta termos foco e dedicação que tudo é possível!
Acima de tudo sou uma pessoa de garra, extremamente focada em objetivos que traço na minha vida e além de tudo estou sempre alerta para “agarrar” as oportunidades que a vida nos vai proporcionado (mesmo em épocas menos boas) pois sei que o “comboio” não passa mais do que uma vez na mesma estação… e que se passar e eu “não entrar “já não terei mais essa oportunidade!
Uso muito este lema: ”Em tempos difíceis há quem chore… e há quem venda lenços, eu tento vender os lenços!”
Qual o destino que mais a marcou pela positiva, porquê?
S. Tomé e Ilha do Príncipe (Maio de 2016) e Cuba (Setembro 2022). São ambos países que, apesar de todas as dificuldades que atravessam, com as suas frágeis economias, fracos recursos, me receberam com o melhor que tinham para oferecer. Ambos sempre com muita simpatia.
Fiquei maravilhada com Havana e toda a história que tem para contar, é uma cidade encantadora, provavelmente diferente de tudo aquilo que a maioria das pessoas já conheceu no mundo, onde as comodidades do mundo moderno dão lugar a um modo de vida simples, distante da lógica capitalista. Havana é um dos últimos lugares do mundo ainda pouco tocados pelo capitalismo, sem grandes redes de fast food, grandes lojas etc… onde o que sobra é cultura pura, onde vemos muitas coisas que parecem ter parado no tempo tais como ruas, museus, carros antigos e muita, muita história. Em Varadero com as suas magnificas praias, cor e temperatura da água.
Em São Tomé adorei visitar as paisagens magnificas tais como: Marco do Equador, Lagoa Azul, Boca do Inferno, Mercado Antigo de São Tomé, Ilhéu das Rolas, Roças, Fábrica do Cacau, etc…Adorei ter a oportunidade de ter uma experiência gastronómica com o chef João Carlos Silva na Roça São João dos Angolares e de experienciar os deliciosos sabores e magníficos cardápios da gastronomia deles que é influenciado não só pela história do passado (descobrimento, povoação e colonização), mas também pela própria localização geográfica do país e tipo de clima existente. A Ilha do Príncipe apesar de ser consideravelmente mais pequena que São Tomé, experienciei magníficas praias (algumas ainda mais bonitas algumas que em São Tomé). Tive a oportunidade de usufruir do complexo Bom Bom Resort que é um dois melhores resorts na ilha e fazer uma visita a Roça Sundy.
Para terminar e não me alongar muito, em junho de 2022 experienciei fazer um Cruzeiro da MSC (MSC SEASIDE) pelas Caraíbas (Miami/ Jamaica/Ilhas Caimão/ Cozumel/ Ocean Cay),e adorei a experiência a bordo (experiência Áurea) de um barco magnífico como aquele… com tudo o que tem para oferecer aos seus clientes e pela experiência a bordo de um navio de tal envergadura (experimentar uma cabine exterior com varanda e jacuzzi) e com isso poder ter a sorte de ver o horizonte todos os dias de navegação por diversos países daquela varanda. Em dezembro de 2021 já tinha feito um MSC (Grandiosa) pelo Mediterrâneo, mas o das Caraíbas superou todas as minhas expectativas do anterior e face aos dois cruzeiros que tinha feito há cerca de 20 anos atrás numa outra companhia, que entretanto já não existe no mercado, mas cuja experiencia nada tem haver com esta (os estabilizadores dos barcos e as suas infraestruturas não se comparam com as dos dias de hoje). Um Cruzeiro é uma forma de viajar que recomendo vivamente aos meus clientes, e que tenho tido curiosamente bastante procura, pois nós agentes de viagem no fundo somos “influencers” no mercado que trabalhamos… principalmente como já tive oportunidade de referir numa cidade como a de Felgueiras que todos nos conhecemos!
Qual o destino que mais a marcou pela negativa, porquê?
A resposta é muito simples, todos os locais do mundo têm o seu encanto e particularidades. Algumas boas, outras menos boas, no entanto tudo é cultura. A vida é feita de experiências e conhecimento! Viajar é enriquecer e alargar os nossos horizontes, pois existem muitos ensinamentos e experiências de vida que só são passíveis de adquirir em contexto de viagem pelo mundo fora. Eu tento sempre ver as coisas pelo lado bom, mesmo as menos positivas… como tal nenhum destino me marcou negativamente pois é tudo uma questão de personalidade.
Qual o destino que mais desejava conhecer, porquê?
Maldivas (pelo fato de ser um destino que vendo muito tailor made e de ser a minha viagem de sonho desde que entrei no turismo há 26 anos e ainda não tive oportunidade de conhecer☹).
Dubai (pela sua excentricidade/arquitetura majestosa e fascinante… e também porque na minha visão ir ao Dubai é como viajar no tempo e conhecer como poderão vir a ser as cidades do futuro. Confesso que tenho muita curiosidade.
Qual o destino que não se cansa de ir, porquê?
Caraíbas, porque adoro praia. O sol, a vitamina D que ele produz, o barulho das ondas do mar que me faz quase sempre (quando estou só com os meus pensamentos) a observar a maravilha da natureza, traçar os meus planos e objetivos para seguir em frente e tentar desafiar-me a mim mesma… Quer a nível profissional, quer a nível pessoal, para em qualquer das versões (profissionais e pessoais) ser sempre a minha melhor versão!
Quais os destinos mais recentes (2022-2023) para os quais viajou, e quais os que mais gostou?
- Turquia e Maurícias (maio 2022)
- Cruzeiro MSC pelas Caraíbas (Miami/ Jamaica/ ilhas Caimão/ México (Cozumel)/ Bahamas (Ocean Cay) – junho de
- Cuba (Havana + Varadero) – agosto 2022 – Senegal – setembro 2022 – México (Cancun e Riveira Maya) – janeiro 2023
Gostei de todos pois, como tive a oportunidade de mencionar, viajar é abrir os horizontes.
Qual o seu próximo destino, o que espera ver?
Ainda não tenho nenhum plano traçado para este ano, pois deixo as coisas fluírem e seguirem o seu rumo natural e surpreender-me… adoro não planear e ficar maravilhada/surpreendida com as oportunidades que a vida me vai dando… No entanto confesso que gostaria de conhecer:
- Albânia (por ser um produto novo que está a ter muita procura) – Maldivas (por vender muito este destino para luas de mel e não conhecer pessoalmente)
- Zanzibar (por perceber que este ano vai ser um dos destinos “moda” aqui na cidade) – Dubai ( Trata-se de um destino que vendo imenso, que faço imensos grupos e não conheço pessoalmente o destino).
Posso afirmar que o conhecimento dos destinos pessoalmente me faz vender o triplo, pois a forma como transmito o meu conhecimento e vivença das experiências aos clientes devido ao entusiasmo que eu coloco quando falo dos destinos, faz com que eles “vibrem” e já se imaginem nos locais que estou a falar e então também queiram conhecer! Assim tem acontecido em todos os destinos que conheço e experienciei pessoalmente!
Que lembrança nunca se esquece de trazer?
Um íman nunca falta! E quando existe essa possibilidade trago uma moldura com o nome do destino para posteriormente colocar uma foto tirada nesse mesmo destino.
Quais as tendências de destinos que pressente por parte dos clientes para este ano?
No nicho de mercado que estou inserida as Caraíbas nunca faltam, as Maldivas, o Dubai, Cabo Verde e Ilhas Espanholas. Albânia por ser um destino novo, também está a ter alguma procura. Por fim, como Felgueiras é uma cidade relativamente pequena onde a maioria das pessoas se conhecem, temos todos os anos o fenómeno de destino de “moda”. O que é isso de destino de moda? É a repetição de reserva de alguns destinos específicos só porque o amigo ou o vizinho, ou colega de trabalho ou alguém conhecido foi… postou as fotos no Facebook, Instagram ou falaram sobre as suas experiências nesses destinos, o que faz com que essas pessoas queiram ir também. Esses destinos, este ano, que já tenho muita procura e reservas efetuadas estão a ser: Cruzeiros (Particularmente nas Caraíbas e Mediterrâneo), Zanzibar e sem faltar as Caraíbas (México e República Dominicana).
O que é ser agente de viagens?
Ser agente de viagens é ser alguém multifacetado com capacidade de criar valor ao cliente, pois sites de marcações de viagens online existem muitos… e agências físicas também. Cada vez mais, nós os agentes de viagens temos de ser capazes de fazer a diferença… para que num universo tão vasto de oferta eles nos escolham a nós para ser o agente de viagens deles.
Temos de oferecer soluções diferenciadas. Como é que se faz isso? Criando valor ao cliente nas suas viagens, ou seja, dando-lhe por vezes opções de coisas que eles ou não sabiam que existiam, ou que poderiam adquirir e com isso tornar a sua viagem ainda mais especial e diferenciada. Ao dar-lhe conhecimento de determinados produtos e facilidades (Estacionamentos no aeroporto/Fast Track/Check In Online/Marcação de lugares a bordo mais espaçosos/menus de refeição a bordo diferenciados/etc..) isso acaba por lhes criar a “necessidade” de adquirir. Eu faço muitas viagens Tailor Made, e pratico muito isso… Aliás essa é a aérea que mais me fascina trabalhar neste momento da minha carreira profissional de 26 anos … é ser eu a criar o “pacote a medida das necessidades do meu cliente”.
Lembro-me perfeitamente em tempos logo de seguida da pandemia, em que era necessário determinados requisitos que eram da responsabilidade do passageiro para viajar tais como :
- Preencher formulários de entrada, saída de países (nós preenchíamos)
- Marcação de testes de antigénio ou PCR consoante o destino a viajar (nós fizemos parcerias com clinicas locais, e eramos nós que agilizávamos e fazíamos a marcação dos exames dos nossos clientes)
Todo este valor agregado que acrescentámos nessa altura aos nossos clientes foi facilitar a vida dos clientes para não terem de se preocupar com nada, tendo apenas que desfrutar da viagem…Eram os próprios clientes que nos elogiavam (Sterntravel), por verem que eles tinham esse privilégio e que a maioria dos passageiros não… (mesmo os que compravam a grandes grupos de agências de viagem). Chamo a isso criar valor a viagem de um cliente e não perder tempo…
O que ganhamos com isso? O cliente acaba por ser ele a perceber a diferença do serviço e do atendimento e optar por comprar connosco Sterntravel e não em sites ou outras agências que não o faziam.
Lembro-me que um deles até me mencionou que viu no aeroporto a aflição de muitos passageiros a preencher os formulários que eram pedidos e que muitos clientes de sites ou de outras agências que encararam essa situação diferente de mim (e que achavam que era da obrigação do passageiro preencher esses documentos, pois os mesmos levavam imenso trabalho a preencher e não ganhavam nada com isso!) e ele sentiu-se privilegiado ao ponto de comentar connosco o que sentiu e presenciou.
No meu caso eu encarei isso como mais uma oportunidade de angariar/ fidelizar ainda mais clientes para a minha vasta carteira de clientes de 26 anos, pelo serviço diferenciado. Outro dos fatores que faz esse tipo de atendimento é a segurança que o cliente tem ao comprar connosco pois sabe que atendemos chamadas ou respondemos via whatsapp (ferramenta bastante usada por nos e os nossos clientes) a qualquer hora se o cliente estiver “enrascado” no destino seja a que horas for do dia ou noite, durante a semana ou fim de semana, que eu tenho clientes que me compram há 26 anos e que “correram,” comigo por Portugal inteiro nas empresas onde trabalhei (Agência Abreu (13 anos) / Geostar (10 anos) e Top Atlântico (1 ano).
Onde fica a sua agência de viagens? Quer contar um pouco da sua história?
A minha história é um pouco longa mas vou tentar abreviar sem deixar nenhum facto importante sem mencionado.
A minha agência de viagens é a STERNTRAVEL em Felgueiras e nasceu em maio de 2021 em pleno ano de pandemia… Nesta opção podem ver aquilo que mencionei e que me caracteriza, que é a “audácia” de aproveitar as oportunidades que a vida nos proporciona, e se temos medo e não apanhamos o comboio ele passa e nunca mais conseguiremos …
O meu percurso profissional começou na Agência Abreu, em 1997 em Almada, após me ter formado em Turismo no ISLA em Lisboa pois embora viva no Norte há 19 anos sou Lisboeta. Em 2004 a Agência Abreu desafiou com um comunicado interno aos seus colaboradores se queriam ter melhor qualidade de vida e mudar rumo ao Norte de Portugal, e aproveitar a abertura de três lojas da rede naquele ano (Vila Real, Marco de Canavezes e Felgueiras). Eu aceitei o desafio e em 2004, mudei-me para o Norte, mais propriamente para Felgueiras, estando a trabalhar na filial da Abreu de Guimarães (situada na Av. D.João IV). Um ano depois transferi-me para a Agência Abreu de Felgueiras onde trabalhei até 2010, altura em que recebi um convite da Geostar para chefiar a filial deles em 2010 e aceitei esse desafio que achei bastante interessante. Foram anos que pertenci a diversos projetos inovadores dentro da empresa.
Entretanto em 2019 fui para Guimarães onde fiquei na Geostar/Top Atlântico até a minha saída, em outubro de 2020, para finalmente dar asas ao meu projeto de ter a minha própria agencia de viagens (muitos amigos e clientes já me tinham dito muitas vezes para o fazer mas a oportunidade nunca havia surgido), mas que acabou por acontecer em maio de 2021. Todos disseram que era uma loucura abrir uma agência de viagens em plena pandemia, o que é certo é que eu vi uma oportunidade e como já mencionei agarrei-a!
Neste momento e passados menos de dois anos (fazemos em maio) inaugurei um escritório a 250 mts do local da minha agência em que está a administração (eu e o meu sócio) e que ao mesmo tempo é um espaço dedicado ao atendimento Corporate & Private (o tipo de clientes que já falei acima e que faço viagens tailor made). O que para muitos era um alto risco eu vi uma oportunidade, e começámos com 2 pessoas (eu e o meu sócio) e neste momento somos cinco pessoas (três pessoas na agência que é dedicada a atendimento ao publico em geral) e eu e o meu sócio no departamento corporativo & Private.