A Europa e os Estados Unidos da América continuam a ser os principais mercados para o turismo italiano, numa altura em que este está em crescimento. Uma pesquisa apresentada hoje pela Euromonitor, na WTM Vision Conference, em Rimini, Itália, revela que cerca de 12 milhões de alemães visitaram Itália em 2012, sendo o principal mercado para a actividade turística do país. O Reino Unido e os Estados Unidos ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, com quatro e três milhões de visitantes. Os EUA continuam a ser o único mercado não-europeu que visita a Itália.& Em 2012, as chegadas internacionais a Itália cresceram 0,5% e prevê-se que cresçam 1% mais até ao final do ano. Já o número de italianos que viaja para o estrangeiro tem-se mantido constante, bem como o tipo de viagem mais popular, viagens de curta distância para outros países europeus. Apesar das dificuldades económicas, as viagens online têm vindo a crescer. Em 2012 foram gerados mais de 6000 milhões em vendas e prevêem-se 7000 milhões em 2013 e 10.000 milhões para 2017.