A pandemia acelerou várias tendências de procura no mercado de rent-a-car e a estratégia do Europcar Mobility Group (EMG) foi revista em função de algumas destas tendências que não podem ser ignoradas. Isso mesmo sublinha Paulo Pinto, Head of Portugal do EMG em Portugal, que não hesita em afirmar que “queremos firmar a nossa posição de liderança na mobilidade sustentável, quer para o consumidor final, quer para as empresas”. Tendências que se prendem com o facto de os clientes pedirem uma experiência cada vez mais digital, e que levaram a Europcar, por exemplo, a disponibilizar o Key’n Go em muitas estações Goldcar, um sistema contactless de entrega de chaves ao cliente, “mais seguro e rápido, duas coisas que todos os clientes querem depois da pandemia”, explica o responsável. Por outro lado, a flexibilidade também surgiu como necessidade dos viajantes para poderem cancelar ou modificar as suas reservas no contexto de incerteza que ainda hoje se vive.
“queremos ser a opção de mobilidade preferida de pessoas e empresas, e a digitalização terá um papel determinante para o sucesso desta estratégia”.
Paulo Pinto acredita que o grupo está “no caminho certo”. E aponta a questão do “pay-per-use” em detrimento da propriedade, “uma questão de utilização lógica de recursos” que abre um novo leque de opções, seja o aluguer por hora (carsharing), aluguer por dia (aluguer tradicional) ou por mês (modelos de subscrição). ” Quando os condutores fazem as contas e avaliam todas as alternativas, que também são mais sustentáveis e seguras, é natural que optem pelas novas opções de mobilidade”, sustenta o gestor. E por isso, frisa, “a nossa estratégia atual está diretamente relacionada com todas estas tendências”, pois, adianta, “queremos ser a opção de mobilidade preferida de pessoas e empresas, e a digitalização terá um papel determinante para o sucesso desta estratégia”.
Otimismo em 2022 e “um novo capítulo”
Depois de um período complicado, o verão deste ano foi “muito positivo” o que deixa a Europcar otimista em relação aos resultados do ano. “Verificámos que este ano foi impulsionado por um forte aumento dos preços, o que nos leva a antecipar esta perspetiva mais positiva, quando colocamos todo o ano de 2022 em perspetiva”, explica Paulo Pinto.
Verificámos que este ano foi impulsionado por um forte aumento dos preços, o que nos leva a antecipar esta perspetiva mais positiva, quando colocamos todo o ano de 2022 em perspetiva”
Claro que o gestor não deixa de salientar a “incerteza significativa com prazos de entrega curtos e potencial desaceleração macroeconómica”, afirmando que “estamos a tirar partido de uma procura de volume sólida, impulsionada pela recuperação das viagens, incluindo ainda uma procura de alugueres de longo prazo”. A previsão do grupo é que o “forte” movimento positivo de preços permaneça durante o que resta do ano, devido à escassez de frotas, “visto que diversificámos com sucesso o nosso fornecimento de frota através de canais regulares e alternativos”. E não esconde que “a nível empresarial estamos num momento de grande otimismo, não só este ano, mas a longo prazo, fruto da recente operação graças à qual fazemos parte da Green Mobility Holding (formada pela Volkswagen, Attestor e Pon Holdings) e da nomeação do nosso novo CEO”. Paulo Pinto destaca que “iniciámos um novo capítulo na nossa história” e que a inserção neste consórcio será “um grande impulso para o grupo do ponto de vista financeiro”, além de permitir “acelerar os projetos tecnológicos em que já estamos envolvidos e iniciar novos de forma ágil, flexível e inovadora”. O Head of Portugal do EMG em Portugal não tem dúvidas de que “seremos a base da futura oferta de mobilidade da Volkswagen e estamos preparados para acelerar a nossa transformação contínua para uma plataforma de mobilidade líder”.
“seremos a base da futura oferta de mobilidade da Volkswagen e estamos preparados para acelerar a nossa transformação contínua para uma plataforma de mobilidade líder”
Para este ano, as grandes novidades da Europcar passam pela aposta em viaturas híbridas e elétricas, embora ainda sejam um número baixo tendo em conta a frota total do grupo – em Portugal são já cerca de 280 veículos elétricos e híbridos plug-in distribuídos por todo o país. Outra aposta será o “deskless”, como o serviço Key’n Go da Goldcar ou o Europcar Premium Pick-up, “serviços perfeitamente adequados às expectativas dos clientes”.
Por Inês Gromicho (Este artigo foi publicado na edição 340 da Ambitur)