Começa hoje, dia 9 de novembro, mais uma edição do Festuris Gramado, que este ano comemora o seu 35º aniversário. Trata-se de uma das maiores feiras de turismo de negócios da América Latina, que procura lançar tendências e gerar negócios para o trade. Ambitur marca presença no certame, e falou com os diretores Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que nos revelam as novidades deste ano.
Os responsáveis não têm dúvidas de que o Festuris é “um lançador de tendências para o mercado nacional e internacional”, explicando que “trazemos, de forma muito forte, a segmentação turística da feira, onde entregamos aos participantes uma verdadeira imersão no turismo de experiências”. Este ano, a organização espera receber 15 mil participantes, 27 mil marcas, 40 destinos internacionais e um “intenso conteúdo de qualidade” com profissionais de renome que se dividem por sete palcos. No total, a feira ocupa 26 mil m2 de área construída.
Portugal foi marcando presença no Festuris ao longo dos anos e Marta Rossi e Eduardo Zorzanello
não tem dúvidas de que isso se deve ao facto de “termos diversas semelhanças culturais e históricas”. Os diretores do certame apontam ainda que “Portugal é um dos países que mais oferece oportunidades para investimentos ESG”, algo que se torna essencial pois o Festuris procura um turismo mais sustentável. Além disso, prosseguem, Portugal é a porta de entrada dos brasileiros para a Europa e, sendo o 4º destino mais pacífico do mundo, “tem muito a contribuir na troca de experiência sno nosso país, através da troca fraternal de amizade e de conhecimento”.
Como expositor, Portugal vai estar este ano com uma grande presença no Espaço Luxury, apresentando o destino para este nicho que mais cresce no turismo, destacam os responsáveis. Por outro lado, o país “traz para o evento todo o seu potencial, cultura e inovações, além de abrir portas para brasileiros a realizarem intercâmbio em solo europeu”, destacam Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Os diretores da feira chamam a atenção para o Meeting Festuris, aquele que afirmam ser “o maior palco de conteúdo do turismo da América Latina” que, este ano, trará para os holofotes os melhores nomes do mercado para uma “verdadeira imersão em conteúdo de qualidade aos participantes”.
A não perder ainda as talks exclusivas nos espaços Business & Innovation, LGBT+, as experiências gastronómicas e as aulas-show do Espaço Food & Drinks. Prometem ainda, além de conteúdo, “muita experiência entre expositores e participantes”. Os responsáveis referem que passam aos expositores a mensagem de que é importante que invistam em experiências para vender as suas marcas pois “é a melhor forma de aproximar o público e fazer sucesso”.
O Festuris reune o trade turístico, sendo reconhecido pelo segmento como o evento mais efetivo na geração de negócios, asseguram Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Recorde-se que a feira diferencia-se pelas suas sete segmentações: Feira Geral, Business & Innovation, Food & Drinks, LGBT+, Green Experience, Wedding e Luxury.
Os diretores do certame assumem que “reunir o trade turístico num dos principais destinos do Brasil nunca é uma tarefa fácil, porque não estamos no centro do país” mas avançam que realizam e apresentam “um trabalho muito sério e qualificado de resultados”. É claro que é sempre um desafio continuar a inovar e, ao longo destes anos, “exige disciplina, audácia e determinação”, detalham, mas sobretudo, sublinham, “disponibilidade para explorar o mundo atrás de informação e atualidades, para trazer a cada edição do evento mais e mais novidades”.
Por Inês Gromicho