Geração RH é o nome da nova rubrica que estreamos hoje e poderá acompanhar ao longo das próximas semanas em Ambitur.pt. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Ambitur e da Bolsa de Empregabilidade que, conscientes da importância cada vez maior que os Recursos Humanos desempenham na hotelaria, e no turismo em geral, pretendem dar-lhe a conhecer o perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho de responsáveis e diretores de RH. Hoje estamos com Patrícia Soares da Costa, vice-presidente de Recursos Humanos da Highgate Portugal, em Lisboa.
Patrícia gosta de dizer que é do sul do país, das Praias da Arrábida, da planície do Alentejo e do Mar do Barlavento, frisando que nasceu já em Liberdade. Formada em Psicologia, o primeiro emprego foi como monitora de Desporto, ainda com 15 anos. Hoje na Highgate Portugal, confessa que “os hotéis sempre me fascinaram ” e afirma que quando percebeu que “o que lhes dá Alma são as Pessoas, foi fácil escolher” a sua opção profissional.
Quando começou a trabalhar na empresa e como tem sido a evolução?
A Highgate iniciou as suas operações em Portugal em dezembro de 2022, altura em que me juntei a uma magnífica equipa de profissionais com provas dadas em Hotelaria, nas mais variadas áreas de intervenção.
Qual é o seu dia-a-dia na empresa? No fundo, qual o trabalho/ funções de um responsável de RH?
Os profissionais de RH desempenham um papel vital no desenvolvimento e implementação de estratégias de RH, incluindo recrutamento, gestão de desempenho e conformidade legal. Além disso, lideram esforços para criar uma cultura empresarial saudável, promovendo o crescimento e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, alinhando estratégias de RH com os objetivos globais da organização. O trabalho desenvolvido a cada dia só é possível com o apoio de cada uma das Pessoas que fazem parte desta magnífica equipa.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros da empresa?
Temos cerca de 1300 colaboradores nas nossas equipas, os quais se distribuem por todas as áreas operacionais e não operacionais existentes numa estrutura com a nossa dimensão. O trabalho desenvolvido por cada equipa procura potenciar a qualidade do serviço prestado a cada um dos nossos hóspedes, pautando pela eficácia, simpatia e disponibilidade.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
Procuramos candidatos apaixonados, dedicados e inovadores que compartilhem a nossa visão de excelência e paixão pelo serviço. Valorizamos a diversidade e procuramos profissionais que tragam perspetivas únicas e inovadoras para enriquecer as nossas equipas. O foco em proporcionar uma experiência excecional aos nossos hóspedes é uma das premissas da operação da Highgate, e acolhemos todos para quem a dedicação em exceder as expectativas seja fundamental. Acreditamos plenamente no poder do trabalho colaborativo. Candidatos que sejam colaborativos, comunicativos e capazes de trabalhar efetivamente em equipa possuem as competências essenciais para fazer parte desta comunidade. Por fim, o setor hoteleiro é dinâmico e está sempre em evolução, e por isso é fundamental ter a capacidade de adaptação a novos contextos e desafios e predisposição para aprender e crescer constantemente.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Na Highgate, estamos intrinsecamente comprometidos com os nossos valores fundamentais: Integridade, Excelência, Trabalho em Equipa, Inovação e Paixão pelo Serviço. Na Highgate, não somos apenas uma equipa, somos uma comunidade unida, onde cada membro é valorizado e respeitado.
Nas nossas equipas, os profissionais encontrarão um ambiente de trabalho que incentiva a criatividade e a inovação. Valorizamos ideias inovadoras que ajudam a melhorar a experiência dos nossos hóspedes e a impulsionar a nossa empresa para o futuro.
Além disso, na Highgate, promovemos uma cultura de aprendizagem contínua e de crescimento pessoal. Oferecemos oportunidades de desenvolvimento profissional e formação especializada para levar os nossos colaboradores a alcançar o seu potencial.
Orgulhamo-nos do compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, temos programas internos de apoio à mobilidade, Ecowheels, no qual atribuímos um prémio mensal por km em viaturas partilhadas ou disponibilizando bicicletas para as deslocações dos nossos colaboradores. Estamos envolvidos em várias iniciativas comunitárias e projetos ecológicos, trabalhamos ativamente para tornar as comunidades locais onde estamos inseridos em lugares melhores.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Sou Psicóloga de formação, sempre fui apaixonada pelo comportamento humano. A Hotelaria surgiu quase que por acaso na minha carreira, vivia na altura em Cabo Verde e as poucas possibilidades de mudança de qualidade de vida da população local estavam todas relacionadas com o Turismo e a Hotelaria. Fiz parte da equipa de abertura de duas unidades hoteleiras de marca internacional e a mistura de nacionalidades resultava num ambiente vibrante e estimulante. Fazer a ponte entre equipas internacionais e a realidade local tornou-se assim quase um “vício”, tornar Equipa um conjunto de Pessoas que em comum tinham pouco mais que o local de trabalho, ver as relações de trabalho evoluírem primeiro para o respeito mútuo e de seguida para relações pessoais de qualidade, é algo que é indescritível! Digo por vezes que não sei se fui eu que escolhi, ou se fui escolhida pelos RH.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Para ser um profissional bem-sucedido em RH, é essencial ter a capacidade analítica, pensamento estratégico, disposição para aprender continuamente e a adaptabilidade às mudanças no ambiente de trabalho. São aliás requisitos quase obrigatórios para quem gere Pessoas, podendo assim garantir uma atuação adequada face a todos os desafios que se apresentem. Comunicação eficaz e empatia são essenciais. Por vezes temos de ativar a nossa capacidade de resolução de conflitos, procurando a manutenção de um clima laboral de qualidade. Como as nossas tarefas abarcam muitas áreas e requerem a interação constante com outras pessoas, convém gerir o tempo de forma eficaz e saber reagir a imprevistos. É essencial também ter compreensão das leis que regem a atividade laboral, para melhor aconselhar colaboradores e a própria organização. E, talvez a mais importante, saber escutar o outro de forma ativa, saber ouvir para além do que é dito, saber escutar palavras, actos e por vezes silêncios.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Somos uma indústria de pessoas e para pessoas, gerir equipas com uma abordagem centrada nas relações humanas melhora a satisfação dos colaboradores, resultando num serviço excecional e na fidelização dos hóspedes. Os hotéis estão cada vez mais atrativos, os serviços oferecidos têm cada vez têm melhor qualidade entre as várias unidades hoteleiras, por isso será o fator Humano que fará toda a diferença na experiência dos hóspedes. É para isso que trabalhamos todos os dias, para nos diferenciarmos nas relações Humanas que estabelecemos na nossa equipa e com os nossos hóspedes.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
Um dos maiores desafios na área de Recursos Humanos atualmente é a gestão eficaz da transformação digital e automatização. Com o avanço da tecnologia, as empresas adotaram novas ferramentas e sistemas automatizados para várias funções de RH, incluindo recrutamento, avaliação de desempenho e gestão de pessoal. O desafio está em equilibrar a implementação dessas tecnologias para aumentar a eficiência, enquanto se mantém o cuidado com as Pessoas e a comunicação humana. A adaptação a esse cenário digital em constante mudança, mantendo o toque humano nas interações, é um desafio significativo enfrentado pelos profissionais da área.
Quanto ao melhor e mais prazeroso, é fácil… são mesmo as Pessoas!
Qual considera o maior desafio na área de recursos humanos atualmente?
Atualmente um dos maiores desafios na área de Recursos Humanos é gerir a diversidade de gerações no local de trabalho. Com equipes compostas por membros das gerações Baby Boomers, X, Y (Millennials) e Z, com diferentes perspetivas sobre o papel do trabalho nas suas vidas, é essencial encontrar maneiras de integrar diferentes valores, expectativas e estilos de trabalho. Este desafio requer estratégias de comunicação e liderança adaptáveis, garantindo que as políticas e práticas de RH sejam inclusivas para todas as gerações, promovendo assim uma cultura organizacional coesa e produtiva. Ultrapassar este desafio é garantia de sucesso, sendo por isso um dos nossos objetivos na Highgate, termos equipas cuja diversidade permita a troca das suas experiências de vida e criando condições para que cada uma destas gerações partilhe o que tem para oferecer.
Veja o vídeo aqui.
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