Com um gasto médio por residente de 3,580 dólares, o mercado emissor norte-americano deverá ser o mais valioso em termos globais no que diz respeito ao gasto turístico internacional médio em 2021, segundo as previsões da GlobalData. A empresa indica a disponibilidade do mercado norte-americano atribuir quantidades significativas dos seus rendimentos disponíveis a viagens internacionais como fator essencial que poderá ajudar a impulsionar a recuperação de muitos destinos em todo o mundo.
O mais recente relatório temático da consultora – Premiumization in Travel & Tourism (2022) – aponta que dentro do TOP 10 de destinos emissores para o mercado dos EUA em 2021, seis seriam classificados como destinos de longo curso, devido ao tempo médio de voo ser mais de seis horas.
A maior procura de destinos de longo curso é impulsionada pelos montantes substanciais de rendimentos disponível de muitos norte-americanos. Na verdade, os EUA tem mais milionários do que qualquer outra nação, lembra a GlobalData. Em 2021, o número de cidadãos norte-americanos que valiam entre um e 1,5 milhões de dólares deverá atingir 237. Mais 4% do que a China, que está sem segundo lugar.
Ralph Hollister, da GlobalData, explica: “A duração média de uma estadia para uma viagem internacional do mercado dos EUA foi de 18 dias em 2021, indicando que os americanos ficam num destino durante mais tempo. Este elemento contribui para a atratividade dos viajantes norte-americanos em todos os destinos mundiais”.
De acordo com a GlobalData, o gasto turístico internacional global deverá aumentar a uma Taxa Anual de Crescimento Composta de 22% entre 2021 e 2024, com os gastos a superarem finalmente os níveis pré-pandémicos em 2024. Um elemento impulsionador por detrás desta recuperação serão os viajantes norte-americanos já que os seus dólares serão enviados para uma série de continentes diferentes contribuindo para a recuperação económica a uma escala internacional.
A Europa é especialmente popular junto dos americanos, lembra a consultora. A cultura e a gastronomia em países como França e Itália são fatores essenciais. Contudo, um produto de sol e praia de elevada qualidade é fundamental para muitos. Segundo a GlobalData, 42% dos inquiridos norte-americanos afirmaram que fazem tradicionalmente férias de sol e praia, o tipo de férias mais popular. Estas preferências, diz a consultora, são uma dica para os aspetos do produto turístico aos quais as DMO’s devem estar atentas para atraírem este mercado lucrativo.
Hollister acrescenta ainda: “O elevado gasto internacional médio do mercado norte-americano, a vontade de viajar a longo curso, a tendência para ficarem durante mais tempo, a procura de experiências diferentes e um número sólido de indivíduos valiosos vão impulsionar a recuperação do turismo internacional”.