Pelo quinto ano consecutivo, o Goût de / Good France, verdadeiro elo de ligação entre os chefs de todo o mundo, celebra a vitalidade da cozinha francesa. Segundo a informação enviada à imprensa, o Goût de / Good France é organizado por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, contribui para a divulgação da cozinha francesa nos 5 continentes. No dia 21 de Março, em 150 países, 5000 chefs de todo o mundo empenham-se em apresentar um “jantar à francesa”, sob o signo de uma cozinha responsável.
No âmbito do Goût de / Good France, a embaixada de França em Portugal e os seus parceiros convidam todos os restaurantes a participar nesta celebração da cooperação entre a França e Portugal no domínio da gastronomia.
O Goût de / Good France é a demostração de uma cozinha ancestral, que tem em conta a necessidade das tendências actuais: respeitar o Planeta e “comer bem”. Todos poderão descobrir uma gastronomia festiva que valoriza os artesãos e os produtos regionais mas, também, uma cozinha responsável que se preocupa em preservar o ambiente.
Em 2019, a organização do Goût de / Good France esolheu a Provença como destino gastronómico. Assim, esta região será valorizada durante os eventos Goût de / Good France em França e no estrangeiro.
Com efeito, pela primeira vez, o Departamento de Bouches-du-Rhône (Marselha) e o Turismo da Provença lançam o “MPG2019”, ano da gastronomia na Provença, com o patrocínio do chef Gérlad Passedat (três estrelas Michelin). “É um ano de festa, de encontros de chefs, de mercados de produtos gourmet, de piqueniques, de hortas urbanas…uma verdadeira viagem gastronómica na Provença”, lê-se na nota
Ao participar neste evento, os chefs poderão apresentar um menu de inspiração francesa ou provençal no seu restaurante. Pela primeira vez, a organização do Goût de / Good France possibilita prolongar a comemoração durante a semana de 21 de Março. Os cozinheiros, franceses ou estrangeiros podem adaptar os seus pratos ao seu próprio mercado e aos produtos locais. Cada menu é o testemunho de uma cozinha que acautela o “comer bem” e o ambiente.
A primeira edição deste evento internacional teve lugar em 2015, no seguimento da inscrição da gastronomia francesa no património imaterial da UNESCO. Retomando a ideia dos “jantares de Epicuro” de Auguste Escoffier em 1912, o Goût de/Good France incita os chefs de todo o mundo e as embaixadas para servirem, no mesmo dia, jantares “à francesa” em diferentes cidades do mundo. “No dia 21 de Março, a minha cozinha é francesa! Falar de cozinha – de cozinha francesa – é falar da alegria de viver, de leveza, de optimismo e de prazer” referiu um dos membros.
O tema do Goût de / Good France 2019 é o “Desenvolvimento sustentável através de uma gastronomia responsável e o empenho dos chefs na preservação do planeta”. No seguimento do Acordo de Paris sobre o Clima, a França tem de estar na vanguarda da mobilização mundial em prol do ambiente. Assim, Goût de / Good France apoia a Fundação “No More Plastic”, que está empenhada na protecção dos oceanos e na redução do plástico. Sugere-se que 5% dos proventos da refeição Goût de France/Good France seja atribuído à Fundação “No More Plastic”.
No âmbito do Goût de / Good France 2019, serão organizados vários eventos:
- Em França e no estrangeiro, incluindo Portugal, o jantar Goût / Good France que reunirá, no dia 21 de Março, os restaurantes e embaixadas de França nos cinco continentes. Em Paris será organizado um jantar comemorativo, aberto ao público, sobre o tema do banquete provençal.
- Em França e no estrangeiro, incluindo Portugal, festas da gastronomia francesa – nomeadamente, de 22 a 24 de Março, muitos eventos populares (concursos, mercados, degustações, piqueniques, visitas culinárias….).
- Em Paris, um colóquio consagrado ao futuro da gastronomia e ao lugar que a alimentação ocupa terá lugar no dia 23 de Março reunindo líderes de opinião: grandes chefs, críticos de gastronomia, filósofos e sociólogos da alimentação e jornalistas
As inscrições estão abertas no site, até ao dia 18 de março. Recomenda-se que sejam efetuadas antes do dia 15 de fevereiro para que os restaurantes inscritos possam ser divulgados, numa conferência de imprensa em Paris, a realizar em fevereiro.