Grupo Sommet Education lança École Ducasse – Campus de Paris, espaço de referência para a formação em Artes Culinárias

Grupo Sommet Education lança École Ducasse – Campus de Paris, espaço de referência para a formação em Artes Culinárias

Categoria Advisor, Formação

Em conjunto com o parceiro Ducasse Développement, a Sommet Education, rede mundial líder de escolas de ensino superior especializadas em gestão hoteleira, customer experience e artes culinárias e pastelaria, está a criar a nova École Ducasse – Campus de Paris, um espaço emblemático dedicado ao ensino das artes culinárias e pastelaria.

Um campus ultra-contemporâneo com focus na excelência culinária, na transmissão e na promoção de know-how gastronómico reconhecido mundialmente

A École Ducasse – Paris Campus é um espaço exclusivo de 5.000 m² dedicado ao Sabor, localizado em Meudon-la-Forêt, a 10 km do centro de Paris. Tanto o edifício da escola quanto os seus elementos decorativos no interior e exterior, foram projetados pela agência internacional Arte Charpentier Architectes (Torre de Oxigénio em Lyon, Opera House de Xangai, Campus Ambiental de Véolia…), em conjunto com o proprietário Covivio. A decoração do bar e do restaurante de iniciação foi confiada a Jouin Manku, uma agência cujos projetos anteriores incluem o restaurante Alain Ducasse no Hotel Plaza Athénée.

O espaço inclui nove laboratórios dedicados às artes culinárias, bem como à pastelaria, panificação, chocolate e gelados; sete salas de aula para cursos académicos (Finanças, Marketing, Recursos Humanos, etc.); uma sala de análise sensorial dedicada à harmonização de alimentos e vinhos e à descoberta de novos sabores; um centro de conhecimento; bem como diversas áreas de coworking. As cozinhas vão beneficiar das árvores de fruto que rodeiam a escola e das plantas aromáticas cultivadas na horta.

O campus possui ainda uma loja com área de take away e um restaurante de iniciação aberto ao público. O que reflete um ambiente de alta qualidade e um território vivencial em que tudo é feito para facilitar o trabalho e desenvolver sensações gustativas.

Como destaca o Chef Alain Ducasse: “Com a abertura do Campus de Paris, seguimos uma missão essencial que considero uma das mais belas do mundo: preparar a próxima geração e formar líderes. Esta missão consiste em transmitir excelência, respeito pela produção e sazonalidade, bem como a capacidade de recuperação face a contextos difíceis, tudo impulsionado por um forte focus na reinvenção perpétua.”

A escola oferece uma grande variedade de programas que incluem:

– Um diploma de três anos em Artes Culinárias e Pastelaria Francesa voltado para alunos de pós-licenciatura, com o objetivo de os formar para se tornarem chefs experientes e empreendedores. Este ano, os graus licenciatura são endossados ​​por Jessica Préalpato, Chef de Confeitaria, Alain Ducasse, Plaza Athénée, nomeado em 2019 como “Melhor Chef de Confeitaria do Mundo” na prestigiada lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo; e Romain Meder, Chef Executivo, Alain Ducasse, Plaza Athénée;

– Diploma com duração de vários meses e que permitem aos alunos a especialização após concluírem o curso inicial de culinária ou pastelaria;

– Programas “essenciais”, que oferecem oportunidades de “reciclagem” para pessoas que desejam mudar de carreira e de se tornarem chef;

– Cursos de formação para chefs profissionais, incluindo a participação do MOF e chefs de renome como Christopher Coutanceau, Adrien Cachot, Chantal Wittman (MOF) e Christophe Raoux (MOF).

Organizados em pequenos grupos para garantir uma transmissão de conhecimento personalizada, os programas são ministrados em francês e inglês e duram de dois meses a três anos. Todos, combinam cursos académicos e práticos, desde a gestão de uma instituição até à pesquisa de novas tendências, para encontrar o toque exato e único para alcançar a excelência. Os temas abordados abrangem todas as áreas da arte culinária e pastelaria e vivem também das novas tendências culinárias, da Gastronomia Verde à cozinha de base vegetal e mediterrânea, passando pela arte da mesa e pela arte do sommelier.

“A filosofia do Chef Alain Ducasse infunde a nossa visão educacional e a forma como abordamos a transmissão de conhecimento ao nível da culinária e pastelaria numa base diária. O nosso objetivo principal é formar chefs extremamente bem preparados com uma visão culinária muito contemporânea, experiência única e competências relacionais, combinadas com excelente know-how técnico e uma forte cultura empreendedora “, explica Elise Masurel, diretora geral da École Ducasse.

Professores e Orientadores de renome

Os programas são ministrados por formadores de Chefes de alto nível (MOF, campeões mundiais, Chefs e Chefs de Confeitaria famosos, etc.). A abertura do Campus de Paris adere à nomeação de uma referência mundial no mundo da gastronomia, Jacques Maximin, como Conselheiro Culinário e Chef in Residence. Os alunos vão ter o privilégio de estar associados aos jantares exclusivos deste Chef. Além deste nome incontornável, foram nomeados dois talentosos profissionais reconhecidos pelos seus pares: Thomas Guichard como Responsável de Formação e Produção e Guillaume Katola como Diretor de Restaurantes.

“Este novo espaço de excelência educacional encaixa-se na perfeição na nossa rede internacional de escolas e ilustra a estratégia de desenvolvimento com a qual estamos comprometidos”, afirma Benoît-Etienne Domenget, CEO da Sommet Education.

Parcerias Exclusivas

“A Moët Hennessy tem o prazer de colaborar neste magnífico projeto com a École Ducasse, uma parceira de longa data com a qual partilhamos o espírito pioneiro, a procura de excelência e a missão de transmitir arte com um espírito de elegância e epicurismo”, comentou Philippe Schaus, presidente e CEO da Moët Hennessy.

Os Master Blenders e Cellar Masters das nossas Maisons irão dar formação aos alunos ao nível das subtilezas da combinação de alimentos e vinhos, enquanto partilham conhecimentos, enriquecidos pela expertise e três séculos de herança vinícola.

A fim de oferecer excelência técnica e tecnologia de ponta aos alunos, todos os equipamentos de laboratório foram projetados e instalados de forma personalizada pela Electrolux Professional, líder no fornecimento global de soluções para serviços de alimentos, bebidas e lavandaria para profissionais e um parceiro de longa data de Ducasse a nível mundial.

A École Ducasse é uma rede de escolas que pertencem à Sommet Education, grupo de educação internacional líder na formação em gestão hoteleira e artes.

Mais informação em learn.ecole-ducasse.com.