A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
Hoje apresentamos a Pleez, uma startup no segmento business to business (B2B), feita a pensar nos restaurantes e como os mesmos podem otimizar as suas vendas, nas plataformas de delivery, como a UberEats, a Glovo e a Bolt Food.

Os fundadores são Afonso Pinheiro, focado mais na parte de negócio, e Vasco Sampaio, com mão na parte mais tecnológica da empresa. Juntos com outros 40 trabalhadores, estão a fazer crescer o seu negócio, mas não só…também os restaurantes que agora usam a Pleez estão a ver os seus números subirem.
Atualmente, a empresa conta já com 400 clientes entre Portugal e Espanha, justificando o bom investimento de quatro milhões de euros na ideia desta startup 100% portuguesa.
João Ferreira da Silva, do departamento de Big Chains & Partnerships Iberia revelou ao Ambitur.pt que hoje a Pleez é responsável por 5% dos pedidos da UberEats. Além disso, a empresa tem registado um boom de receita, num crescimento em 21 vezes mais, e de clientes.
Tendo mais de 72 mil pedidos por mês geridos pela startup, há particular interesse em continuar a expandir o negócio, tanto em Portugal como em Espanha. Todavia, poderá existir uma aproximação a novos mercados que estejam já preparados para receber um algoritmo como o da Pleez.
A ferramenta, além de gerir o restaurante nas diferentes plataformas de delivery, ainda fornece sugestões de mudanças nos menus, consoante as tendências do mercado e da concorrência. Com o dashboard da startup, os restaurantes podem ainda comparar-se aos concorrentes, a nível de preços e promoções, por exemplo, numa dinâmica que pode ajudar o estabelecimento a crescer no mercado.
Por redação Ambitur