A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
É o caso da Spinach Tours, a primeira plataforma de conteúdos interativos para Tour operadores, cuja ideia nasceu há 15 anos com a Boost Portugal, e com a ajuda da Cityrama e com o investimento/ronda de capital da Portugal Ventures (acionista), vê hoje a luz do dia: “uma tecnologia exclusiva interativa, associada a um veículo único no mundo elétrico, para o desenvolvimento de experiência em cidades” as ditas City Tours, explica João Mendes, CEO e co-fundador.
Esta é uma solução chave na mão para tour operadores de todo o mundo e que permite a qualquer cidadão usufruir das cidades de uma forma interativa, divertida, sustentável e 360 graus, contando com uma componente de gaming. Está disponível a partir de 45 euros, por uma hora desta experiência, destinada a uma ou duas pessoas, tendo o condutor de ser maior de 18 anos.
Em Portugal, há opções em Lisboa e brevemente em Albufeira e Funchal, mas continuar a expandir é o plano da startup, que ainda este verão espera chegar a destinos europeus como Sevilha, Ilhas Baleares e Canárias, em Espanha, e ilha do Sal, em Cabo Verde.
João Mendes admite que a estratégia passará por garantir o sucesso e correta implementação do serviço nestas localizações, apostando na época alta/verão, para depois continuar a expansão em época baixa de turismo na Europa em regiões do mundo abaixo da linha do equador como é o caso do continente sul americano e a Ásia.
A empresa aponta, até ao momento, um investimento de dois milhões de euros, excluindo custos de desenvolvimento futuros, e espera alcançar dois milhões de vendas em 2023, o seu ano de lançamento.
Assim, a Spinach Tours mantém o seu compromisso com o desenvolvimento da animação turística, uma área com estruturas pequenas e recursos limitados, relembra o CEO, dotando-a de uma plataforma de conteúdos interativos, gaming, atividades e team buildings, dando ênfase ao NEST – Centro de Inovação do Turismo, que tem sido “fundamental desde o início” para ajudar a divulgar um serviço português a todo o mundo.
Por Diana Fonseca