O grupo LATAM realizou o primeiro voo internacional da companhia com combustível sustentável para aviação. A viagem foi feita pela LATAM Cargo Chile, do Aeroporto de Saragoça, em Espanha, para a América do Norte.
Com esta medida, a LATAM compromete-se a tornar-se neutra em carbono até 2050.
O combustível sustentável para aviação, ou “sustainable aviation fuel” (SAF) é um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas, tais como resíduos, gorduras e óleos, que são coprocessadas juntamente com o combustível convencional para produzir um combustível sintético com baixo teor de CO2.
“Neste caso, foram utilizados 30.000 litros de SAF coprocessado feito a partir de óleo de cozinha usado, sendo a outra proporção do combustível o combustível tradicional para aviões a jato”, explica a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.
Segundo a LATAM, o combustível SAF utilizado neste voo foi certificado internacionalmente através dos procedimentos do ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification), que asseguram a sua sustentabilidade.
Foi fornecido pela Air bp, abastecedora mundial de combustível para aviação, e “representa a primeira produção de SAF EU ISCC em Espanha, na refinaria de Castellón”, refere a empresa, no comunicado.
Atualmente, é permitido até 5% de matéria-prima sustentável no âmbito do coprocessamento deste PBS, explica a companhia aérea, “que é creditado com uma poupança de cerca de 80% das emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o combustível de reação convencional que substitui”.
Para Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo, este voo representa um avanço importante para o investimento do grupo na utilização de SAF. “Na LATAM estamos empenhados em contribuir para a proteção e cuidado do ambiente e a utilização deste tipo de combustível é uma ferramenta chave neste esforço. Estamos muito satisfeitos com este feito porque a utilização de SAF requer a cooperação de múltiplos atores e o sucesso desta operação reflete que estas colaborações são possíveis”, afirma o responsável.
Já Andreea Moyes, Chefe Global de Sustentabilidade da Air bp acredita que “este último anúncio marca outro passo importante para a Air bp nos seus esforços para aumentar a disponibilidade de PBS”.
“Representa um momento chave na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias existentes, o coprocessamento desempenha um papel único no aumento da produção de PBS de uma forma mais económica e eficiente”, conclui.
Este é um dos compromissos que a LATAM estabeleceu, desde maio de 2021, para com a América do Sul, através da “sua estratégia de sustentabilidade renovada na qual estabeleceu objetivos desafiantes: atingir a neutralidade de carbono até 2050; eliminar os plásticos de utilização única em todas as suas operações até 2023; e tornar-se um grupo de resíduos zero para aterros sanitários até 2027”.