A Mabrian Technologies revela os 10 principais destinos que se destacarão em 2023 pelo seu posicionamento em termos de oferta turística, conectividade e alojamento.
2022 será recordado como o ano da recuperação do turismo para muitos dos destinos mais tradicionais da Europa, Caraíbas e Médio Oriente. Confirmou-se que a procura permaneceu intacta assim que se removeram restrições à mobilidade. Contudo, diz a Mabrian, as motivações e interesses dos viajantes sofreram alterações estruturais que afetaram as tendências e deverão continuar fazê-lo no futuro.
A Mabrian analisou a evolução global dos interesses turísticos com base em milhões de interações registadas por viajantes no TripAdvisor, indicando de que forma o interesse nas atividades turísticas relacionadas com a natureza, o turismo ativo e de bem-estar aumentou claramente de importância desde 2019, uma tendência que parece destinada a continuar a crescer.
Assim, produtos turísticos tão populares como o sol & praia ou experiências culturais, embora sejam os principais interesses, estão a abrir caminho a estas novas atividades.
Deste modo, a Mabrian revela agora quais os destinos do mundo mais bem posicionados para 2023 graças ao seu mix de produtos turísticos, conectividade aérea e oferta de alojamento hoteleiro. Para isso, analisou mais de 700 destinos mundiais, identificando o TOP 10 que oferece o melhor equilíbrio entre vários fatores: a importância do seu turismo ativo, da sua oferta de natureza e bem-estar, o crescimento de novas rotas aéreas e de lugares para o próximo ano, e o preço médio do alojamento hoteleiro nos próximos meses.
No topo da lista está Bali, na Indonésia. Este paraíso destaca-se pela oferta de uma vasta série de atividades relacionadas com o turismo ativo, de natureza e bem-estar, bem como uma excelente evolução da sua conectividade aérea para 2023: mais 45% de novas rotas e um aumento de 115% nos lugares. Além disso, Bali oferece um preço médio de quarto de hotel muito competitivo para os próximos meses.
Em segunda posição está Creta, a maior ilha da Grécia. A Grécia é um país que quebrou recordes turísticos em 2022, apesar da ausência de turistas russos que, anteriormente, eram um dos seus principais mercados. Apesar de ser sobretudo um destino de verão com uma relevância importante do produto de sol e praia, Creta tem 57% dos comentários de turistas sobre atividades de turismo ativo, de natureza e bem-estar. Além disso, o destino revela um aumento de 17% na capacidade face ao ano anterior, tanto a nível de rotas domésticas como internacionais. Quanto à oferta de alojamento, é o segundo destino com preços médios de hotel mais competitivo nos próximos meses.
O pódio fica fechado com o Algarve, com uma mistura interessante de produto turístico, preços de alojamento muito competitivos e um aumento significativo da conectividade aérea.
Vale a pena destacar ainda Antália, no sul da Turquia, por ser o destino com os preços de alojamento mais baixos, bem como um aumento superior a 20% na sua conectividade aérea para 2023, face ao ano anterior.
Importa ainda referir que tanto França como Itália conseguiram colocar dois destinos no TOP 10, enquanto Espanha não tem qualquer destino nesta lista. Isto deve-se ao facto de os produtos de turismo ativo, de natureza e bem-estar em Espanha rondarem os 30%, abaixo da quota destes produtos noutros países competitivos.