Mais de 267 milhões de passageiros viajaram nos aeroportos operados pela VINCI Airports em 2023 (mais 26% em relação a 2022; menos 4,3% em relação a 2019). Após um crescimento sustentado ao longo do ano, os níveis de tráfego encerraram o quarto trimestre acima dos níveis de 2019 (mais 0,6%; mais 17% em relação a 2022).
Foram batidos recordes anuais de passageiros em diversos aeroportos importantes da rede: Lisboa com mais de 33 milhões de passageiros, Porto com 15 milhões, Monterrey com 13 milhões, Belgrado com 7 milhões e Santo Domingo com 5 milhões.
Representativo do desempenho sólido deste trimestre, o tráfego em dois outros aeroportos-chave (Santiago e Belfast International) ultrapassou os níveis pré-pandémicos desde outubro. No Chile, a procura foi forte, especialmente para destinos internacionais, como as Américas, impulsionada por novas rotas e voos adicionais oferecidos por diversas companhias aéreas, incluindo LATAM, SKY Airline e Jetsmart. Em Belfast, o crescimento nos níveis de tráfego acelerou durante o quarto trimestre, impulsionado pelo desempenho sólido da Ryanair, easyJet e Jet2.
Em Portugal (ANA), o crescimento do número de lugares (crescimento de 16% nos movimentos da easyJet) aconteceu ao mesmo tempo que se registavam taxas de ocupação muito elevadas (superando os níveis de 2019).
O tráfego cresceu em todos os aeroportos do país e foi especialmente robusto em voos internacionais de longa distância para os EUA e Brasil. Na Sérvia, o crescimento do tráfego continuou em Belgrado, impulsionado principalmente pela expansão das operações da Air Serbia (mais 41%) e da Wizz Air (x2).
Na República Dominicana, várias companhias aéreas contribuíram para o crescimento do tráfego (Arajet x2.3, Delta mais 39%, United mais 57%). No México, o aeroporto de Monterrey consolidou sua posição, ao abrir novas rotas, e a maioria dos aeroportos registou números sólidos de passageiros, dada a capacidade adicional aberta pela Viva Aerobus (mais 17% de passageiros) e as principais companhias aéreas dos EUA. Além do mercado doméstico, Canadá e EUA permaneceram destinos muito populares. Na Costa Rica, o crescimento permaneceu forte durante todo o quarto trimestre, enquanto em Cabo Verde, o crescimento continuou nos voos internacionais, com companhias aéreas europeias (TUI, TAP e Transavia) a aproveitar os seus principais mercados (Portugal e Reino Unido), bem como segmentos emergentes, como França.
Em Londres Gatwick, os serviços adicionais fornecidos pela British Airways (aumento de 27%) e a chegada de novas companhias aéreas reforçaram consideravelmente os voos internacionais de longa distância (aumento de 28%), especialmente para os EUA, Ásia e Médio Oriente. No Japão (Aeroportos Kansai), embora o tráfego para a China ainda não tenha recuperado totalmente, o tráfego internacional contribuiu para o forte desempenho deste trimestre, especialmente nas rotas para a Coreia do Sul, onde os níveis de passageiros foram ainda mais elevados do que em 2019.
Em França, embora o tráfego ainda não tenha voltado aos níveis de 2019, o crescimento continuou ao longo do quarto trimestre, impulsionado principalmente pela easyJet (serviços aumentaram 16% em relação a 2022), Volotea (aumento de 44%) e pela Ryanair (aumento de 10%). As rotas em que o número de passageiros aumentou envolvem outros aeroportos na rede (como Londres Gatwick, Lisboa e Porto), destacando a relevância do modelo da VINCI Airports.