É já inegável a sustentabilidade da recuperação do tráfego aéreo a nível global e, em particular, no espaço aéreo sob a responsabilidade de Portugal. Isso mesmo indicam os dados divulgados hoje pela NAV Portugal.
À exceção dos meses de junho e julho deste ano, onde a quebra verificada foi respetivamente de 5,4 e de 6,2% face aos mesmos meses de 2019, ano de referência para a aviação, a trajetória de crescimento ocorre desde março de 2021.
Em setembro de 2022, o tráfego IFR (Instruments Flight Rules) na Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa totalizou 54.554 movimentos, representando uma diminuição de 4,6% face aos 57.210 voos registados no mês de setembro de 2019. Em termos médios, neste mês foram controlados 1.818 voos IFR diários, registando-se uma perda de 88 voos diários face a setembro de 2019.
Por seu turno, na RIV de Santa Maria o tráfego IFR em setembro de 2022 ascendeu a 13.918 movimentos, traduzindo-se num decréscimo de 6,6% face aos 14.894 voos controlados no mesmo mês mas em 2019. Em termos médios foram controlados este mês 464 voos IFR por dia, tendo-se registado uma perda de 33 voos diários face a setembro de 2019.
Na RIV de Lisboa, no acumulado até setembro de 2022 (450.494 voos) comparativamente com o tráfego acumulado de 2019 verifica-se uma quebra de 42.605 voos IFR. Já na RIV de Santa Maria, no tráfego acumulado até setembro de 2022 (121.620 voos), comparativamente com o mesmo período em 2019 a perda é de 4.847 voos IFR.