A Newblue, operador turístico de grandes viagens do grupo W2M, estreou-se ontem no Porto com o primeiro voo para Punta Cana, marco simbólico enfatizado pela empresa, nas palavras de Duarte Correia, diretor-geral do grupo em Portugal. Indica o responsável, em declarações à imprensa especializada turística no Aeroporto Sá Carneiro, que “o nosso voo inaugural, o primeiro de uma série de oito voos, verifica 100% de ocupação, estando na generalidade os restantes voos bem compostos (acima dos 60%), três deles com lotação esgotada”. Para Duarte Correia, o objetivo é chegar ao final da operação à partida do Porto com 100% de ocupação. Mas, mais do que isso, destaca o responsável que “a nossa aposta aqui é sair do Porto e fazer com que as pessoas acreditem nas saídas do Porto, esta é a primeira vez que se faz um voo à partida do Porto para Punta Cana”.
O primeiro voo, operado pelo NewBlue, operador de grandes viagens do grupo, e pela World2Fly, empresa aérea do grupo, contou com 380 passageiros (sete jornalistas). De acordo com Duarte Correia, a ideia é testar com este voo outras oportunidades em termos de futuro, “quem sabe no próximo ano também Varadero”.
A W2M tem voos à partida do Porto também para Maiorca e Menorca. Atualmente conta com dois A350 sedeados em Madrid e um A330. “Foi anunciada a compra de mais um A350 e um A321 Neo, vamos esperar pela confirmação. No caso dos A350, isso permitirá um aumento de capacidade para 420 e uma poupança de combustível na ordem dos 20%, além de um adicional ao nível de conforto”, acrescenta o responsável.
Relativamente à operação, o responsável indica que “o mais desafiante foi passar a palavra de confiança. O mercado desconfiava das operações diretas do Porto. A nossa especialidade é Cancun, Punta Cana e Cuba, em long haul, e as ilhas espanholas. Isto não impede outras apostas no próximo ano, como Egito, entre outros destinos”. Duarte Correia enfatiza que “gostaría de ter mais um voo de long haul à partida do Porto no próximo ano, talvez para Varadero. Espero que a distribuição no norte acredite nos nossos propósitos e que faça chegar ao cliente a mensagem de que poderemos ter mais um destino”.
O que significa 2022 para o operador? Para o responsável, “este é um ano de arranque para o operador. Este é o primeiro ano a sério para nós. O ano passado só tivemos Cancun e mais três alternativas de destinos, que sofreram de alguma forma de um bloqueio, por não termos as licenças necessárias”. Sendo assim, o operador turístico destaca que “este ano estamos no nosso pleno, com uma ocupação superior a 80%, o que para nós é fantástico, num ano de arranque”. De acordo com o responsável, “o mercado reagiu ao produto diferenciado que nós temos, porque há a possibilidade de marcar o Quality, Absolut e Essence. O portfólio de produtos dos hotéis nos destinos é diferente”. Mas, para Duarte Correia, o que fez maior diferença foi que “optámos pela diferença e a humildade com que chegámos ao mercado, foi a nossa receita. Para os resultados já atingidos houve com certeza a «vingança» por parte do consumidor, ou seja, as pessoas vingaram-se pelos dois anos que estiveram em casa”.
A jornalista acompanha a viagem inaugural a convite do operador Newblue