O concurso para a privatização da Azores Airlines – que prevê uma alienação de, no mínimo, 51% e, no máximo, 85% do capital social da companhia – recebeu duas propostas. A Newtour surge num consórcio com a MSAviation, tendo oferecido 6,50 euros por cada ação, com o objetivo de adquirir 760 mil ações, num preço global de 4,940 milhões de euros. Isso mesmo foi revelado ontem, dia 31 de julho. A segunda proposta é do Atlantic Consortium, que também oferece 6,50 euros por ação, com um preço total de 4,875 milhões de euros.
Uma vez que ambas as propostas são muito semelhantes, o caderno de encargos prevê a realização de um novo ato público de forma a permitir aos concorrentes a alteração dos valores, segundo afirmou à imprensa o presidente do júri, Augusto Mateus, citado pela agência Lusa.
“Quando não há uma base para discriminar – aqui [o valor por ação] é mesmo igual – o caderno de encargos prevê o procedimento que agora vamos organizar: o de haver uma reunião em que os concorrentes, perante a informação que hoje obtiveram, melhorarem ou não a respetiva proposta”, afirmou Augusto Mateus aos jornalistas, após a sessão. Segundo o responsável, o novo ato público deverá decorrer na “próxima semana”, conforme as “disponibilidades”.
“A perspetiva não é fazer de ‘pai severo’. É a de cumprir rigorosamente tudo o que está no caderno de encargos, mas se houver questões formais que estejam insuficientemente preenchidas dar um prazo a cada concorrente para suprir a deficiência”, destacou o responsável.
Augusto Mateus lembrou ainda que o relatório do júri com a ordenação das propostas deverá ficar concluído em “finais de setembro”.
No final do ato público, o representante da Newtour/MSAviation, Tiago Raiano, não adiantou se o consórcio vai alterar os valores da proposta, destacando que o processo é “complexo”. “É um processo transparente, com o formalismo correto. O facto de existirem duas propostas é relevante para a SATA, com dois consórcios com ligações aos Açores. É importante para os Açores”, afirmou aos jornalistas o administrador da Newtour, empresa com sede no arquipélago e ligada ao setor do turismo.
O representante do Atlantic Consortium, Luís Nunes (gestor que lidera o portal de viagens Azores Getaways) não quis prestar declarações à imprensa.
O Atlantic Consortium é formado pelas empresas Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador e EuroAtlantic Airways.
Recorde-se que o concurso de privatização foi aberto nesse mês, com um período de 90 dias para a apresentação de propostas, até 20 de junho, mas o prazo foi prorrogado até 31 de julho, na sequência de “pedidos informais e formais” de possíveis interessados.