Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

I ENCONTRO INTERNACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO COM CRISTINA LIRA, REPERCUTE NO BRASIL E EM PORTUGAL

O I Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Portugal, idealizado e promovido por esta jornalista Cristina Lira, realizado no dia 13 de março no Vila Galé Ópera, em Lisboa, ainda repercute no meio do turismo. Pela primeira vez contou com parceria do El Corte Inglês. Participantes enviam depoimentos sobre o I Encontro.

A gerente da Schultz Portugal, Andrea Schultz, enviou seu depoimento. “Participei do evento da Cristina Lira pela primeira vez em Natal e fiquei encantada com tamanho profissionalismo e ao mesmo tempo com a simplicidade e simpatia dessa jornalista encantadora. Não poderia perder a oportunidade de participar mais uma vez, especialmente daquele que foi o primeiro de muitos que devem acontecer fora do Brasil. O evento surpreendeu-me pelo formato completamente informal e ao mesmo tão profissional de ser. Os palestrantes de alto calibre expuseram os temas de forma clara, direta e muito a vontade dos convidados. As palestras foram excelentes com muito conteúdo e o jantar logo a seguir permitiu um contato direto e amigável entre todos os participantes, gerando uma grande oportunidade de conhecer melhor cada um deles, cada qual com a sua especialidade dentro do turismo. Houve, portanto, além de agradáveis conversas sobre diversos assuntos, uma grande troca de conhecimentos e ideias e, com isso, novas oportunidades de negócios e parcerias”.

A jornalista Márcia Santos, da revista Brazil Travel News, foi a única jornalista brasileira que prestigiou o encontro em Portugal e enviou seu depoimento.” Participo do Encontro dos Profissionais do Turismo desde a primeira edição em São Paulo. Sou jornalista especializada em turismo e os encontros são uma forma enriquecedora e produtiva de nos atualizarmos com os diversos agentes do trade turistico que participam a cada edição. Convidada a participar da primeira edição internacional, em Lisboa, aceitei prontamente. Cristina, que é pioneira e muito dedicada aos assuntos do turismo, só nos acrescentou com este encontro em Portugal, permitindo que autoridades importantes nos dessem um panorama geral do setor, mas sobretudo possibilitando um evento agradável, um verdadeiro encontro de almas interessadas no mesmo assunto”.

Gestor de marketing Turismo no El Corte Inglês para o mercado externo, Vasco Marques Pinto: “O I Encontro de Profissionais de Turismo em Portugal, organizado pela Cristina Lira, foi um êxito. Este encontro forneceu excelentes ferramentas de networking entre profissionais de turismo, entidades oficiais e empresas ligadas ao setor. Na sua estratégia de promoção junto de mercados, como o Brasil, o El Corte Inglés procura apresentar-se exibindo as suas principais características diferenciadoras, sublinhando a sua vocação de comércio de qualidade, com um serviço de excelência e uma oferta abrangente. Entendemos por isso, que estes encontros facilitam uma maior proximidade junto dos vários stakeholders do mercado, e que nos permitirá fazer chegar a nossa mensagem ao cliente final com mais eficácia”.

Ana Cláudia Esteves- Diretora MAPS4U (Portugal):” A participação em eventos que envolvem profissionais da área do turismo é fundamental para todos os que se movimentam neste setor. A grande novidade do I Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Portugal foi permitir que se fosse muito além das habituais palestras ou debates. Proporcionou um evento de networking num ambiente informal e muito agradável, com colegas, parceiros e autoridades do Turismo de Portugal e do Brasil. Um bem-haja à Cristina Lira, que é uma anfitriã fora de série, e faço votos que nos dê a alegria de repetir o seu evento muito em breve.”
Fórum de Turismo e Femptur acontecem neste final de semana, em Natal com a presença do presidente da Apavt, Pedro Costa Ferreira e presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

Nos dias 7 e 8 de abril, Natal recebe o maior evento o turismo do estado: o Fórum de Turismo do RN. O evento, que está na sua oitava edição, vai reunir no Centro de Convenções debates importantes para o desenvolvimento do setor e o aperfeiçoamento de quem trabalha com turismo no Rio Grande do Norte.
A programação vai contar com palestras nacionais e internacionais, como a do presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), Pedro Costa Ferreira, que vai falar sobre a otimização de oportunidade para receber bem o turista português – um dos públicos que mais visitam o estado. E ainda as palestras “A percepção do visitante argentino sobre os destinos Natal e Pipa”, ministrada por Gabriel Sanchez, diretor da All Seasons; “Turismo Inteligente: o RN precisa entrar nessa era”, com a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Graziele Villela; e a palestra com tema “O futuro dos eventos: novas tendências para o RN”, do palestrante Rodrigo Cordeiro, diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International.
Paralelamente ao Fórum, acontece a 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN. A Femptur terá entrada gratuita e vai apresentar stands de municípios turísticos e a oferta de produção associada ao Turismo, além disso, um espaço gastronómico com pratos típicos do nosso estado: camarão, carne de sol, cordeiro, crepes, ginga com tapioca, paçoca e doces regionais.
Os organizadores do Fórum de Turismo do RN e da Femptur, Antonio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, esperam um público em torno de cinco mil pessoas nos dois dias do evento.
A feira também terá exposição, comercialização e oficinas vivas de artesanato, a cargo da Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social do Rio Grande do Norte (Sethas-RN) e da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
Outra atração fica por conta da exposição de três renomados fotógrafos com atuação no RN: Fernando Chiriboga, Carla Belke e Canindé Soares. Haverá ainda uma mostra fotográfica do Geoparque Seridó e uma exposição de artes plásticas a cargo de Eliezer Andrade, cujos quadros em óleo sobre tela retratam temas alusivos à geografia e à própria temática sertaneja do RN.
As atrações culturais no palco da Femptur são outro motivo para visitar a feira. Irão se apresentar, entre outros grupos folclóricos, o pastoril infantil de São Miguel do Gotoso e o coco-de-roda e o xaxado de Baía Formosa. Entre os shows musicais, estão previstos a Orquestra Filarmônica de Macau e a Orquestra Sinfônica do RN.

Mais informações sobre a 3ª Femptur e a programação do 8º Fórum de Turismo do RN estão no site www.forumdeturismorn.com.br.

 

Felipe Carreras

Felipe Carreras é eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, foi eleito o novo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Nesta quarta-feira (5), em São Paulo-SP, onde o fórum se reuniu, o secretário foi escolhido para gerir o Fornatur com um mandato de um ano. Com o resultado, Carreras se tornou o primeiro nordestino a assumir a gestão do fórum.
A eleição desta quarta marcou o segundo encontro do fórum em 2017, realizado paralelamente à WTM – World Travel Market – Latin America, a principal feira de viagens e turismo do continente. Na oportunidade, Felipe Carreras foi aclamado presidente pelo colegiado, formado pelos secretários de estado de turismo e presidentes de órgãos estaduais de turismo. Na chapa única, também foram eleitos Gustavo Arrais (Secretário de Turismo de Minas Gerais) e Leandro Garcia (Secretário de Turismo de Goiás) para 1º vice-presidente e 2º vice-presidente, respectivamente. “Estou muito honrado em assumir o posto de presidente do Fornatur. É uma grande oportunidade para não só fomentar o turismo em todos os Estados do Brasil, como aproveitar para trazer cada vez mais Pernambuco ao centro das discussões e tratativas envolvendo o tema. Vou me dedicar para que o turismo nacional cresça ainda mais”, pontuou Carreras.

Felipe Carreras pretende trazer para o âmbito turístico nacional 12 propostas que foram elaboradas na oportunidade da criação da chapa ao cargo máximo do Fornatur. Entre elas, estão o retorno dos voos mistos ou de cabotagem (voos internacionais com trechos domésticos) para dinamização da malha aérea, a diminuição da Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), o incentivo à aviação regional para maior integração entre as regiões do País, a articulação com senadores e deputados para ampliação dos recursos voltados ao turismo, a criação de comitês para monitoramento e discussão de temas relevantes à área, a institucionalização do Fornatur junto ao Ministério do Turismo para implantação de políticas públicas voltadas ao setor nos âmbitos estaduais e municipais, a legalidade dos cassinos junto ao Congresso Nacional visando à criação de emprego e renda e a isenção do pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para o setor hoteleiro a fim de promover mais competividade e investimentos pelo referido setor.

Além disso, Carreras propõe outras frentes, como a liberação de vistos para americanos, japoneses, australianos e canadenses, o estímulo a reuniões periódicas com representantes da cadeia produtiva para fomentar as parcerias público-privadas, a possibilidade de retomada de repasse de recursos do Ministério do Turismo (descentralização de verbas) para os Estados visando à promoção dos destinos turísticos nacionais e o apoio à realização do Encontro Nacional de Presidentes e Gestores das Instâncias de Governança Regionais a fim de promover a troca de experiências e nivelamento de informações sobre o tema. “Todas as propostas são para ratificar o turismo como pilar estratégico da economia brasileira. É necessário alinhar a experiência do setor privado e do setor público de forma integrada para garantir uma maior sintonia do setor e igualidade de benefícios para a atividade em todo o País”, ressaltou o novo presidente.

FORNATUR – O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foi criado em 7 de novembro de 2000, contando com o apoio da Embratur e do então Ministério do Esporte e Turismo. Trata-se de um colegiado que se reúne para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. É um grupo de representatividade e legitimidade da gestão turística dos estados em comunicação direta com os governos estaduais e com as demais autoridades dos poderes constituídos em nível nacional e estadual.

 

Manoel Sidnésio, coordenador geral da Expotour Católica.

EXPOTOUR CATÓLICA SERÁ REALIZADA EM NATAL

A fonte de inspiração para a realização da EXPOTOUR CATÓLICA foram monumentos históricos religiosos, as estruturas arquitetónicas das Igrejas – das quais a maioria possui estilo barroco –, as festas de padroeiros, a diversidade de Cultura Religiosa, onde atualmente se destacam em nosso país, principalmente agora em 2017, onde se completam 100 anos de Aparição em Fátima- Portugal, 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida em Aparecida/SP, e 500 anos de Reforma Protestante que geram grande devoção cristã, e romarias, sem falar nas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas Ritos Maronitas e muito mais.A partir da idéia inicial, outras idéias surgiram, dando forma ao que hoje é a proposta da feira, que acontecerá no período de 28 a 30 de abril de 2017, na Praça Cívica, em Natal, afirmou o coordenador geral, Manoel Sidnesio. O evento é uma realização da Prodevtur, com apoio do Sebrae-RN, Fundação CTI-NE, Natal Convention, Marenosso e Emprotur e tem como patrocinadores, Setur- Natal, Senac, Fecomércio- RN .

Espera-se, da EXPOTOUR CATÓLICA, a difusão dos artistas plásticos, artesanato, escultores, pontos turísticos das cidades do Nordeste e Estados do país através de exposições, passeios turístico-religiosos (este dentro de cada Estado e cidade quando realizado), apresentações artísticas e musicais.

Em sua parte secundaria apresentamos a parte cultural com a presença de livrarias, editoras…

Apresentando desta forma também Workshop voltado ao tema, no segmento do Turismo Religioso durante o período da feira, disseminando a formação cientifica.

Uma feira completa, onde turismo, cultura e educação se unem durante 03 dias.

Face ao exposto, a proposta da EXPOTOUR CATÓLICA é promover o Turismo Religioso no Nordeste e no país, proporcionando o desenvolvimento econômico regional e nacional neste setor de atividade, disseminando os valores religiosos em sua autenticidade e riqueza turísticas, históricas e culturais.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
28/04
17:30HS – Solenidade de Abertura
18:00 – Abertura ao Público

WORKSHOPS
28/04
18:30hs – Turismo Religioso e seus desafios
Palestrante: Amadeu Castanho – Jornalista Especializado no Turismo Religioso e Diretor da Revista Eletrônica Viagens de Fé
19:20hs – Igreja Católica e suas práticas Culturais
Espaço: Professora Maria Lúcia – UFRN
20:00hs – Turismo Religioso e Sustentabilidade
Palestrante: Otto Walter Schmiedt,Engenheiro Agrônomo,Consultor em Agronegócios e Turismo, Luterano,foi cantor sacro e de opera e líder na Igreja Luterana, trabalhou com o projeto Religioso de Nova Trento e região com apoio a feiras, missões, peregrinações e desenvolvimento do destino e ano passado no Espirito Santo com os destinos de Vila Velha e Anchieta valorizando o Convento da Penha e Santuário Nacional de Anchieta com o desenvolvimento de novas propostas turísticas.
20:45 – O Espaço Sagrado para o desenvolvimento do Turismo Religioso – Palestrante: Rev. Rodson Ricardo, Doutor em Ciências das Religiões e Coordenador do curso Ciências das Religiões na UERN.
21:30hs– Encerramento do Workshop

29/04
18:30hs – A importância do Guia de Turismo no Turismo Religioso –
Palestrante: Irma Karla, Presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo – FENAGTUR
19:20hs– Religião e Cultura Mulçumana –
Palestrante: Muhamad Taufik, Presidente da Associação Mulçumana em Natal/RN
20:10hs – Case de Sucesso – Santuário de Santa Paulina em Nova Trento/SC–
Palestrante: Eluisio Voltoline – Coordenador do GT do Turismo Religioso do Estado de Santa Catarina
21:00hs – Encerramento

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
28/04 – Sexta-feira
19:00 – Mistura de ritmo – Touros
20:00 – Apresentação da Equipe de Primeiros Socorros
21:00 – Banda Kenosis
29/04
19:00 – Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante
20:00 – Manoel Neto
21:00 – Santo Samba
30/04
19:00 – Banda Misericórdia e Ressurreição.
20:00 – Banda Leão de Judá
APOIO CRESCE PELAS MUDANÇAS DA EMBRATUR

O apoio à transformação da Embratur em agência ganhou mais força na última terça-feira (04). Lideranças do setor turístico de todo o Brasil, em reunião extraordinária do Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (CEVEC) da Fecomércio São Paulo manifestaram apoio incondicional às mudanças que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), juntamente com o Ministério do Turismo, tenta promover no turismo e no cenário económico brasileiro.

O presidente Vinicius Lummertz reforçou a importância da transformação da Embratur em agência e a contribuição que esta medida trará para o aumento significativo do fluxo de visitantes internacionais. “Nós teremos mais agilidade e autonomia na promoção do turismo internacional e, para a minha satisfação, os executivos do CEVEC entendem e apoiam a alternativa. Esse movimento é fundamental para desenvolver o turismo como força econômica”, explicou Lummertz.

A reunião foi conduzida pela presidente do Conselho, Viviânne Martins que, por sua vez, priorizou a união do setor em prol do desenvolvimento. “Com a união do setor privado com um setor público ágil e com recursos adequados, poderemos nos colocar no mercado internacional na proporção que o turismo brasileiro exige. Por isso, apoiamos esta mudança”, comentou.

 

Por Cristina Lira