Portugal lidera comité de formação online em Turismo da OMT

Portugal lidera comité de formação online em Turismo da OMT

Categoria Advisor, Política

Portugal, através de Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, acaba de ser eleito para liderar o comité de formação online em turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Arábia Saudita.

A votação decorreu ontem, durante a primeira reunião do Comité de Formação Online, que contou com a participação de 10 estados membros e de oito representantes do setor privado. Portugal foi eleito com 29% dos votos, ex aequo com a Arábia Saudita, passando os dois países a liderar este comité até outubro de 2021.

Recentemente criado, a principal função deste comité é a de emitir conselhos e recomendações sobre as questões da educação em turismo, a todos os membros da OMT, numa altura em que a educação online está a assumir um papel fundamental na realidade emergente pós-pandemia Covid-19.

Para a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “a formação disponibilizada pelo Turismo de Portugal é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e inovação”. “O Turismo de Portugal soube adaptar-se, instigando continuamente os empresários e trabalhadores a reforçarem as suas competências durante este período de menor atividade. Passamos, agora, a estar num palco privilegiado para inspirar os outros a fazer o mesmo”, notou.

A responsável pela área da Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, realça que “acima de tudo, este é um reconhecimento do trabalho exemplar que o Turismo de Portugal tem desenvolvido na área da formação em turismo e que já nos mereceu outras distinções, nomeadamente, com o projeto TTT – Tourism Trainning Talent“.

A formação online tem sido uma prioridade do Turismo de Portugal que, desde o início de 2020, já organizou um total de 628 ações de formação para mais de 66 mil participantes, e criou a Academia Digital, uma plataforma desenvolvida para fazer face à crescente procura por formação nesta área, que disponibiliza os cursos, workshops, seminários e serviços de formação à medida, das 12 Escolas do Turismo de Portugal.

Entre outras, foram ministradas 168 ações de Formação Executiva certificada online, com 7.624 participantes, 145 ações de formação Clean & Safe para 23.130 participantes, disponibilizada consultoria online a 359 empresas, e foram promovidas 256 ações BEST Live Online Training para 25.340 participantes.