O Sea of Portugal, uma participação conjunta de 21 empresas e instituições portuguesas, vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na Boot, uma das maiores feiras internacionais de náutica de recreio e desportos aquáticos, que decorre em Düsseldorf, Alemanha, de 20 a 28 de janeiro.
Durante nove dias, a representação portuguesa vai dar a conhecer algumas das regiões mais emblemáticas de Portugal ao nível da náutica e dos desportos náuticos, numa colaboração cujo objectivo é a internacionalização do turismo náutico. Trata-se de uma colaboração desenvolvida pela Media 4U, empresa de organização de eventos, com o apoio do jornal Notícias do Mar e a Messe Düsseldorf e com a participação de instituições e operadores locais e empresas parceiras.
“A náutica, o turismo náutico e os desportos aquáticos são estratégicos para o turismo e para a economia portuguesa, pelo que através da sua promoção temos vindo a dar a conhecer e viabilizar junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector”, explica João Marques do Reis, diretor do projecto, em comunicado. “O Sea of Portugal permite comunicar de forma assertiva e eficaz a oferta dos operadores portugueses que actuam neste sector”, prossegue, num certame que prevê receber nesta edição cerca de 250 mil visitantes, provenientes de várias partes do mundo, mais de 1.850 expositores e 2.200 jornalistas.
Esta participação tem vindo a crescer (20% relativamente à edição anterior) e, este ano, a comitiva de é constituída por 21 representações, entre instituições e empresas portuguesas, que irão estar localizadas em dois dos pavilhões da feira: pavilhão 3 (mergulho) e pavilhão 13 (turismo náutico). Da oferta fazem parte, entre outros: avistamento de cetáceos, cruzeiros no Douro ou ao longo da costa, eco-resorts, kitesurf, marinas, mergulho, surf e surf camps, turismo náutico (e de natureza), windsurf e yacht charters.
Da região do Algarve fazem parte desta iniciativa a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, que estarão a fazer a promoção do 31th. World Spearfishing Championship 2018 – Sagres, PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation, Santa Bernarda Cruzeiros, SeaXplorer Sagres, Wind4all, Associação de Turismo de Portimão, Marina de Portimão, Marina de Lagos, Ocean Revival e Subnauta. Do Norte, farão parte a Câmara Municipal de Espinho e a Câmara Municipal de Esposende, a BBDOURO, FEELDOURO, FEELVIANA SPORT HOTEL, Kook Proof, Onda Magna e Salt Flow. Estarão também a BoatCenter – Serviços e Actividades Náuticas, de Setúbal e a Palmayachts.
Também pelo segundo ano consecutivo, a atual campeã mundial APB, tetra campeã europeia e tetra campeã nacional de bodyboard, Joana Schenker, irá marcar presença, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, neste certame. A atleta irá estar a surfar na THE WAVE, a maior onda indoor do mundo.
“A percepção que os visitantes têm de Portugal é já muito positiva. Consideram-no um país encantador, pacífico e com uma natureza muito preservada. Um país com história e grande tradição náutica, com excelentes condições para os desportos aquáticos”, acrescenta João Marques dos Reis. E conclui: “A presença regular dos portugueses, nos últimos anos, tem permitido construir uma relação de confiança e de credibilidade junto das pessoas que nos visitam. Pelo que é essencial continuarmos a trabalhar em conjunto e a levarmos uma oferta bem estruturada e fiável, que nos diferencie na maior feira do mundo”.