A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, acaba de lançar a segunda edição da nova Call FIT – Fostering Innovation in Tourism, reformulada em 2022, com o objetivo de investir em projetos no setor do turismo em fase pré-seed. As candidaturas estão abertas até ao dia 14 de abril.
A Portugal Ventures com a Call FIT irá investir 150 mil euros por projeto e são elegíveis:
- Projetos Não tecnológicos, que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico;
- Projetos Tecnológicos, que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.
As candidaturas são efetuadas, exclusivamente, através da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures, que conta com mais de 120 entidades que cobrem todo o território nacional, e é composta por incubadoras, aceleradoras, universidades, pólos/clusters tecnológicos, associações e municípios. Os projetos que não se encontram incubados/acompanhados pela Rede de Parceiros de Ignição devem entrar em contacto com uma das entidades para avaliação do projeto e possibilidade de apresentar candidatura através do parceiro.
A Call FIT desde o seu formato inicial até à reformulação efetuada em 2022 investiu em cinco startups num total de 730 mil euros. Hoje é anunciado o último investimento realizado através desta iniciativa, a YonWine.
A YonWine, liderada por João Pedro Duarte e Vítor Esteves, pretende ser um complemento da experiência de Enoturismo para o turista e do produtor. Como? A Yon Wine app oferece ao visitante (maioritariamente estrangeiros), uma solução de compra dos vinhos experienciados na visita, ultrapassando as típicas burocracias de expedição para o seu país de origem além de apresentar um valor final transparente para os utilizadores sem surpresas no final da compra. Ao mesmo tempo simplifica todo o trabalho de front e back-office para o produtor permitindo-lhe mais tempo para se focar no cliente, ajudando-o a reduzir o número de vendas perdidas e aumentar a receita, prolongando o valor de tempo de vida do cliente.
Para Pedro Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures, “a Call FIT é essencial para continuar a fomentar o crescimento de negócio no setor do Turismo, sendo que estes projetos que se encontram nesta fase inicial possam ter a capacidade financeira para desenvolver o produto, e delinear uma estratégia de crescimento sustentada com o acompanhamento da equipa da Portugal Ventures.” Refere ainda que “as candidaturas sendo através da nossa Rede de Parceiros de Ignição, será uma mais-valia na seleção dos projetos que se encontram preparados para investimento em capital de risco.”
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “é essencial promover a inovação no setor do turismo e fazer dessa inovação um dos pilares essenciais de crescimento, para que o setor possa continuar a ser um catalisador na criação de valor para a economia nacional. A inovação pode ser um contributo decisivo para dar maior valor acrescentado ao turismo, sendo que também é essencial para que consigamos estar na vanguarda do desenvolvimento do setor e moldar o futuro do turismo.”
No dia 21 de fevereiro, a Portugal Ventures realiza um webinar, aberto a toda a comunidade, para apresentação das condições de elegibilidade e processo de candidatura, com a possibilidade dos participantes colocarem as suas questões.
Inscrições aqui.