Hoje damos-lhe a conhecer um pouco melhor mais um profissional do setor hoteleira. Saiba quem é Ricardo Silva, assistente de direção do Hotel Vila Galé Collection Alter Real.
Atual cargo: Assistente de Direção no Hotel Vila Galé Collection Alter Real
Data de nascimento: 01/11/1990
Local onde nasceu: Portalegre
Formação: Licenciatura em Turismo no Instituto Politécnico de Portalegre
1º emprego: Atendimento ao cliente e apoio a backoffice (Empresa Familiar: Helimac Ldaª)
Última função antes de assumir a atual: Sub-Chefe de Receção no Hotel Vila Galé Collection Alter Real
Qual o foco da sua função profissional: O principal foco da minha atual função, como Assistente de Direção, é garantir que a operação e o serviço prestado ao cliente é desempenhado de acordo com o que está definido pela empresa para o nosso hotel. Também igualmente importante, é o reporte de todos os resultados financeiros e de qualidade à administração do Grupo Vila Galé. Saliento, ainda, a importância de garantir o apoio a todos os departamentos do Hotel, desde a Manutenção, F&B, Receção e Housekeeping e certificarmo-nos de que todos os departamentos cumprem as suas funções. Para além disso, é um cargo que exige muita versatilidade, empatia e proatividade. Ao nível das soft skills, a característica que considero mais relevante, é a capacidade de gestão dos recursos humanos. É necessária muita agilidade, empatia e liderança para gerir uma equipa que, no pico do verão, chega a ter mais de 50 colaboradores.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: O aspeto que considero fundamental na minha vida pessoal, é a possibilidade de poder estar com as pessoas de quem gosto. Para isso, é necessário equilibrar a vida familiar e profissional. No âmbito profissional, o que mais prezo é a entreajuda, a empatia, o sentido de equipa,
bem como a dedicação, esforço e proatividade. E, por fim, não menos importante, o resultado – a satisfação do cliente – o principal motivo de trabalharmos neste ramo. Em hotelaria, quem não tiver especial prazer em trabalhar pela satisfação do cliente, a meu ver, está na área profissional errada.