A Ambitur.pt continua a auscultar os empresários do setor do turismo, no âmbito da atual pandemia da Covid-19, procurando saber como as empresas estão agir neste momento e como pensam o futuro.
Bernardo Trindade, administrador do Grupo PortoBay, conta à Ambitur.pt que a empresa procurou, desde o primeiro momento, “salvar o grupo face à incapacidade absoluta de criar valor por um período incalculável de tempo”. Assim, depois de ter assegurado a repatriação dos clientes e de colocar os colaboradores em casa, o PortoBay iniciou um processo de reorganização interna, estando sempre atento às iniciativas lançadas pelo Governo para apoiar as empresas.
Em abril, o grupo formalizou o pedido de acesso ao lay-off simplificado de mais de 90% dos colaboradores, e tomou nota da disponibilidade do Governo em adiar as responsabilidades junto da autoridade tributária, da segurança social e do sistema financeiro. “Tudo isso vai ser utilizado”, admite o empresário, que adianta que ainda “junto dos acionistas explicámos a necessidade de obter a sua concordância quanto à não distribuição de dividendos e prémios”. Neste momento, estão operacionais as áreas de segurança e de manutenção; encontra-se em teletrabalho toda a área de vendas, que procura gerir as atuais e novas reservas.
Bernardo Trindade admite que “a principal preocupação é a imprevisibilidade” já que é impossível indicar quando será possível retomar a atividade, sabendo-se apenas que a reabertura será muito gradual. O gestor mostra-se ainda preocupado com o setor da aviação, consciente de mais de 90% das pessoas que se deslocam a Portugal o fazem por avião. “Este mosaico que representa a atividade do turismo tem hoje enormes implicações na nossa vida coletiva”, reconhece o responsável.
Mas o administrador do PortoBay garante que a empresa já está a pensar no futuro. Por um lado, o grupo hoteleiro tem tido a preocupação de manter viva a relação com os colaboradores que se encontram neste momento em casa, com a ajuda das novas plataformas. “As pessoas estão a aproveitar para estudar, para rever processos”, explica.
Por outro lado, Bernardo Trindade revela que o grupo hoteleiro mantém uma relação permanente com os clientes fidelizados, através das redes sociais, dos canais internos. “A interação tem sido muito grande”, assegura, pois “somos uma família e, como tal, todos querem saber como estão os hotéis, como estão as pessoas, definir planos, construir um futuro”. E conclui: “As pessoas estão sedentas de futuro”.