Rota do Mármore: Uma forma diferente de conhecer o Alentejo

Rota do Mármore: Uma forma diferente de conhecer o Alentejo

A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz (RMAE) é uma experiência de turismo criativo de âmbito industrial e patrimonial onde o Mármore é o produto endógeno de referência.

Arquitetura
O Anticlinal dos Mármores abrange os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa e é uma das mais antigas superfícies extrativas de mármore em Portugal. Constitui uma paisagem cultural que conjuga o espaço natural, com o construído onde se destacam as suas aplicações em diferentes edifícios e elementos arquitetónicos.

Escultura
Dada a riqueza da paisagem transformada, a RMAE promove nas suas visitas a realização de um percurso físico e conceptual. Inicia-se com a apreciação do mármore em contexto natural, visitando as pedreiras com as suas crateras e escombreiras; aborda-se o processo de extração e transformação, com passagens por fábrica e oficina de canteiro; termina-se visualizando diferentes edifícios onde o mármore foi aplicado como elemento estrutural ou decorativo, em distintas cronologias.

Paisagem
A RMAE promove esta nobre rocha ornamental e os patrimónios a ela associados enquanto elemento cultural, combinada com outras experiências de oferta turística – monumentos, gastronomia alentejana e doçaria conventual.

www.rotadomarmoreae.com

Este artigo foi publicado na edição 320 da Ambitur.