A Royal Caribbean organizou dois eventos, um no Porto e outro em Lisboa, para lançar uma campanha de incentivo aos agentes de viagem, relacionada com a parceria da companhia de cruzeiros com a Eurovisão.
De 23 de janeiro a 29 de fevereiro, os agentes de viagem podem ganhar pontos com as suas reservas e esses mesmos pontos servem para ganhar um cruzeiro temático com a Eurovisão a bordo ou um pack tudo incluído para ir assistir à final da competição musical.
Esta é mais uma das estratégias da Royal Caribbean para continuar a crescer no mercado nacional, depois de 2023 ter sido “um ano regular, já muito idêntico a 2019”, comentou Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, representante da Royal Caribbean em Portugal. “Esse era o objetivo porque o número de navios que a Royal Caribbean tem na Europa continua a ser o mesmo, logo não tínhamos previsto qualquer tipo de crescimento mas sim uma recuperação”.
Com 50% de capacidade já vendida para 2024 em Portugal, a companhia de cruzeiros espera “um crescimento sustentável, acima de 2023, na ordem dos 20%”, incentivado pelo maior interesse do mercado em fazer cruzeiros.
A antecipação é um fator determinante para a Royal Caribbean, que nota que “os portugueses acompanham cada vez mais o timing de reservas onde o preço está mais acessível”. Em geral, no primeiro trimestre do ano, “já temos uma boa parte das vendas feitas”, sublinha Francisco Teixeira, que explica que para o novo ano as reservas têm uma média de antecipação de 9,4 meses.
O segmento familiar é um dos mais fortes da companhia de cruzeiros, pois “o produto é desenhado para famílias, é muito ativo, tem muitas atividades radicais e muito entretenimento”. Em média, quase 50% tem menos de 36 anos, 20% são menores de 18 anos e 80% tem abaixo dos 56 anos.
Por Diana Fonseca