A companhia aérea, Ryanair, apelou a uma ação urgente por parte da Comissão e Governos Europeus no sentido de travar a deterioração alarmante dos serviços de ATC Europeus durante os meses de maio e junho e prevenir o colapso total destes serviços durante este verão.
Segundo um comunicado enviado pela companhia, em maio de 2018:
- Mais de 117000 voos sofreram atrasos, dos quais 61% (mais de 71000) se deveram a greves e falta de pessoal de ATC;
- Mais de 56000 voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, quatro vezes mais do que os 14000 voos com atraso superior a 15 minutos em maio de 2017;
- 39 % dos atrasos (45000 voos) foram provocados por condições meteorológicas adversas, quatro vezes mais do que os 11000 atrasos provocados por mau tempo em maio de 2017;
- Curiosamente, a maioria destes atrasos provocados por condições meteorológicas adversas (quase 60%) ocorreram à Sexta-feira ou ao Sábado, o que sugere que as entidades de ATC estão a utilizar as más condições meteorológicas para encobrir as suas faltas de pessoal;
- O objetivo da UE para atrasos em 2018 é em média de 0,5 minutos por voo. Contudo, a previsão atual para 2018 dirige-se de momento para os 1,5 minutos por voo, quase o triplo do objetivo estabelecido pela UE;
- Em maio, a Ryanair cancelou cerca de 1000 voos, quase todos devido a greves e falta de pessoal de ATC. Este número foi 24 vezes superior aos 43 voos cancelados em maio de 2017;
- Em maio, a EasyJet cancelou 974 voos comparando com os 117 em maio de 2017;
- Em maio, Willie Walsh, CEO da IAG, comentou: “O maior impacto vem das greves e do ambiente vivido a nível de ATC, que está um caos. Está a destruir o tráfego por toda a Europa. Pensámos que iria melhorar em 2018 mas está cada vez pior.”
Michael O´Leary, CEO da Ryanair, declara que “uma vez mais, teremos no próximo fim-de-semana, Sábado e Domingo, uma nova greve de ATC em França que irá provocar o cancelamento de centenas de voos, prejudicando os planos de férias de milhares de passageiros. Muitos destes voos nem passam por solo francês, no entanto, serão perturbados já que os controladores aéreos Franceses requerem que as companhias aéreas cancelem voos que sobrevoem o seu espaço aéreo, protegendo apenas as rotas domésticas. As companhias aéreas europeias estão a incorrer em milhares de atrasos e cancelamento de voos por falta de pessoal de ATC, particularmente no Reino Unido e Alemanha. Estas perturbações são inaceitáveis, pelo que apelamos aos Governos Britânico e Alemão, bem como à Comissão Europeia, que tomem medidas urgentes e decisivas no sentido de garantir que os provedores de ATC têm as equipas completas e que os voos que sobrevoam os respectivos espaços aéreos não sejam afectados quando ocorrem greves nacionais, como tem ocorrido repetidamente na França.”
Acrescenta ainda que, “os ATC Europeus estão a atingir um ponto de colapso, com centenas de voos cancelados diariamente simplesmente por falta de pessoal para geri-los. A situação é particularmente agravada durante os fins-de-semana, em que os controladores Britânicos e Alemães disfarçam com condições climáticas adversas e eufemismos como “restrições de capacidade” a realidade: não têm no horário profissionais de ATC suficientes para gerir o número de voos programados.”
“Os Governos Britânico e Alemão, bem como a Comissão Europeia, têm que tomar medidas urgentes para evitar que milhares de voos e milhões de passageiros sejam perturbados, particularmente nos meses de pico de Verão (Julho e Agosto), algo que ocorrerá a menos que esta crise de ATC seja solucionada.”, conclui.