O Grupo SATA, que detém a Azores Airlines e a Air Açores, registou um EBITDA consolidado positivo no primeiro semestre deste ano de 3,6 milhões de euros, que compara com um EBITDA negativo de 10,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2022.
Nas receitas consolidadas, o grupo atingiu cerca de 148 milhões de euros, um aumento de quase 40 milhões de euros (+36,5%) quando comparado com o primeiro semestre do ano passado.
A nível de resultado líquido, a companhia registou uma melhoria de 16 milhões de euros face ao período homólogo e, neste mesmo período, transportou um milhão de passageiros, correspondendo a mais 267 mil pessoas (+36%). Se comparado com o mesmo período pré-pandemia, foram transportados mais 250 mil passageiros (+33%).
A capacidade disponibilizada registou um aumento de 32% versus o primeiro semestre de 2022 e de 44% quando comparado com o primeiro semestre de 2019.
Por sua vez, a receita no segundo trimestre do ano atingiu os 75 milhões de euros, mais 28 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado e mais 32 milhões de euros quando comparado com o segundo trimestre de 2019. (+75%). No 1ºSemestre 2023 atingiu 111 milhões de euros (+40,6 milhões de euros quando comparado com o 1ºSemestre 2022).
Só a SATA Azores Airlines transportou 383 mil passageiros só no segundo trimestre de 2023, o que resultou num load factor de 86,7%.
O Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 11,6 milhões de euros, que compara com um resultado negativo de 6,2 milhões de euros no segundo trimestre de 2022. De destacar que no primeiro semestre deste ano o EBITDA foi de 2,8 milhões de euros, mais 17,7 milhões de euros quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Já os resultados antes de juros e impostos (EBIT), no segundo trimestre, excederam as expectativas da empresa, tendo sido positivo em 3,6 milhões de euros, em comparação com 13,1 milhões de euros negativos no mesmo período 2022.
O Resultado Líquido desse período foi de 2,2 milhões de euros, comparado com 26 milhões de euros negativos no segundo trimestre de 2022. Já no primeiro semestre de 2023, o resultado líquido foi negativo em 20,5 milhões de euros, melhor em 27 milhões de euros quando comparado com o esse mesmo período do ano passado.
No primeiro semestre do ano, a Azores Airlines atingiu 111 milhões de euros de receita, acima do que foi alcançado no mesmo período pré-pandemia (+71%).
A companhia realizou 2.460 voos e a capacidade medida em lugares disponíveis por quilómetro (ASK) aumentou 24% ,em comparação com o segundo trimestre de 2022.
A taxa de ocupação média dos voos (load factor) foi de 86,7% nesse período, sendo de referir que o load factor nas rotas de e para a América do Norte foi de cerca de 87% durante o trimestre. As rotas de e para a Europa tiveram um desempenho muito significativo atingindo um load factor de 86%.
A SATA Air Açores transportou 256 mil passageiros no segundo trimestre de 2023, mais 20% quando comparado com o período homólogo, resultado de um aumento da procura colmatado com o aumento do número de lugares oferecidos (mais 23% face ao ano passado).
A receita da companhia atingiu 25,7 milhões de euros no segundo trimestre, mais 2,4 milhões de euros face a 2022 e mais 7,2 milhões de euros face a 2019. Só no primeiro semestre do ano, a Air Açores atingiu 45,3 milhões de euros.
O Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 1,2 milhões de euros no segundo trimestre. Já o Resultado Líquido foi negativo em 4,3 milhões de euros comparando com 2 milhões de euros positivos no segundo trimestre do ano passado. No primeiro semestre de 2023, o Resultado Líquido é negativo em 11,4 milhões de euros.
A companhia apresenta um total de receita de 25,7 milhões de euros no segundo trimestre, o que representa um crescimento de 10% face ao trimestre homólogo e de 39% face ao período de 2019. No primeiro semestre, atingiu 45,3 milhões de euros de receita, representando um acréscimo de 38% face ao período pré-pandemia.
A taxa de ocupação média dos voos (load factor) sofreu, no entanto, um aumento contido quando comparado com o período homólogo, (pelo aumento significativo de capacidade com a introdução de mais uma aeronave), tendo sido de 70,6% no primeiro semestre de 2023, mais 2% face a 2022.