O projeto Tourbit desenvolveu o Digital Readiness Index (DRI), um questionário online dedicado especificamente às PME’s de turismo interessadas em avançar na sua jornada de digitalização. Este programa, que está a ser promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, dedica-se a avaliar a maturidade digital em diferentes áreas e funções da empresa e fornece recomendações sobre como melhorar na era digital.
Este questionário especificamente construído para PME’s de turismo é uma iniciativa do Tourbit (Fostering digitalization of European Tourism PME’s), um projeto co-financiado pela União Europeia que ajuda as empresas na potencialização da sua digitalização e inovação. “Aprender, Construir, Testar e Implementar” – são os três pilares da estrutura que integra a metodologia de apoio que propõem, que tem como objetivo impulsionar as PME’s do turismo a prosperar no digital.
Este transfronteiriço composto por um consórcio de oito entidades, foca-se no apoio ao desenvolvimento de novas ideias empresariais, desenvolvimento e experimentação de projetos, e no progresso das PME ‘s no campo da inovação e da economia digital. Com o propósito de alcançar estas metas, o Tourbit atua em várias frentes:
- Promover a inovação e a investigação no turismo;
- Dar apoio às empresas no desenvolvimento de uma visão criativa e inovadora;
- Promover a criação de novos modelos de negócio;
- Identificação de novos perfis profissionais nas áreas do turismo;
- Produção e transferência de conhecimentos para empresas.
Este processo de transformação digital começa com o “Digital Readiness Index”, uma ferramenta de autoavaliação online que permitirá a qualquer empresa do setor do turismo avaliar o estado de digitalização da sua empresa e recomendar ações para implementação de melhorias. Com o DRI, poderão aprender mais sobre ferramentas tecnológicas e soluções inovadoras participando também num programa completo de webinares.
A porta de entrada para o DRI é um questionário composto por 44 perguntas que testam os conhecimentos da utilização tecnológica da organização. Com base nas respostas a este questionário, é formado um resumo com uma visualização personalizada dos resultados, uma autoavaliação aprofundada da situação atual da empresa, assim como muitas recomendações de como melhorar, com base em múltiplos algoritmos que estão incorporados neste questionário. Conhecendo a sua maturidade digital, as empresas poderão então aceder a conteúdos disponibilizados na Comunidade Tourbizz, de webinares a artigos, bem como um hackthon com a participação de interessados em toda a Europa.
Este projeto com uma duração de 30 meses, possibilita aos participantes que responderem ao DRI, apresentar um projeto de digitalização onde terão a oportunidade de receber um voucher no valor de oito mil euros (para PMEs de Espanha, Portugal e Eslovénia) ou nove mil euros (para PMEs de França, Bélgica, Islândia e Finlândia) para apoiar a sua implementação no “Tourbit Acceleration Programme” que terá início em janeiro de 2023.
O Digital Readiness Index é gratuito e está disponível em diferentes línguas: português, catalão, inglês, francês, holandês, e finlandês. É possível ainda guardar as suas respostas a qualquer momento e continuar numa fase posterior.