A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Esta nova rubrica irá divulgar, ao longo das próximas semanas, as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade e que já aderiram a este programa. Os proprietários Vitória e Rafael Abreu conversam connosco para dar a conhecer a Bacharéis Charming House, que conta hoje com o selo “Engaged”.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
Graças aos resultados dos nossos esforços, recebemos o prestigioso reconhecimento do Turismo de Portugal com o selo “Sustainability Engaged” Este reconhecimento não valida apenas os nossos compromissos e práticas, mas também ressalta a nossa paixão por uma abordagem holística e responsável para o turismo.
Qual é a principal atividade da empresa?
A principal atividade da empresa é alojamento mobilado para turistas.
Quando foi fundada e por quem?
A empresa foi constituída a 19 de junho de 2017, por dois irmãos, Vitória Abreu e Rafael Abreu.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
Chamaram-na de “Incubadora de Histórias”, com “paredes que falam” e Baús que transbordam de segredos. A Bacharéis Charming House nasce de um projeto apaixonante, de reabilitação de um edifício construído em 1878. Esta casa, com muita história, ganha agora uma nova vida, para receber, com todo o conforto que merecem, os hóspedes que procuram descobrir o litoral do Centro de Portugal, revelando ao mesmo tempo “recortes” da casa, da vida dos seus antigos residentes e da história da Figueira da Foz. A decoração é incrivelmente sóbria, proporcionando uma sensação de aconchego e pertença. As principais características arquitetónicas do edifício foram cuidadosamente preservadas e alguns segredos da sua construção foram postos a nu. Aqui, todos os detalhes importam desde os azulejos encontrados na cozinha que agora embelezam a sala dos pequenos-almoços, aos tetos de gesso delicadamente trabalhados passando pela seleção rigorosa de produtos regionais que compõem o delicioso pequeno-almoço. A Bacharéis Charming House é o corolário do interesse e respeito partilhados pelo património e pela vivência íntima dos lugares: sendo já latente a aspiração de criar uma oferta turística diferenciada para a cidade, observando o casco antigo da Figueira da Foz – a sua riqueza arquitetónica, urbanística, histórica e social mas, igualmente, a sua nefasta e progressiva desertificação, foi evidente que qualquer investimento na área da hotelaria devia privilegiar a zona antiga, favorecendo a reabilitação em favor da nova construção. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a revitalização do centro da cidade através da dinamização de uma unidade hoteleira de perfil all year round, mas fazendo-o através da riqueza intrínseca da unidade e do edifício, de propostas de acolhimento e estadia feitas à medida do cliente, e da promoção da ligação dos visitantes à cidade e à região.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
O nosso compromisso com a Sustentabilidade é a base de tudo o que fazemos. Como parte integrante da nossa agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) avaliamos os impactes da nossa atividade no meio ambiente e na comunidade em que atuamos. Assim, vimos neste programa uma ferramenta capaz de ajudar na sistematização, planeamento e controlo das rotinas implementadas.
Qual foi o benefício do Programa?
Para além de ajudar na sistematização e planeamento das medidas ESG, reconhece e torna público todo este trabalho da sustentabilidade.
Qual é o principal compromisso da empresa, tendo em conta este programa?
O nosso compromisso com a Sustentabilidade é a base de tudo o que fazemos. Como parte integrante da nossa agenda ESG avaliamos os impactes da nossa atividade no meio ambiente e na comunidade em que atuamos. Assim, trabalhamos arduamente para criar valor e promover um futuro melhor.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa? Como está a ser a recuperação?
A pandemia foi bastante penalizadora para o nosso projeto. O alojamento estava pronto para começar a funcionar na Primavera de 2020, precisamente quando implodiu a COVID-19 em todo o mundo. A recuperação está a correr bem, em linha com o planeado.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Esperamos, num horizonte relativamente curto, dotar algumas suites de alojamento mais vocacionado para famílias, mas ainda sem data concreta de execução.
Por Diana Fonseca