A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, do Turismo de Portugal, e traz a esta rubrica as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade. Hoje vamos conhecer a Montimerso Skyscape CountryHouse, com Catarina Roseta e Henrique Farinha, os fundadores.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
Um reconhecimento pelo empenho que toda a equipa Montimerso SkyScape CountryHouse coloca diariamente na procura da excelência de forma sustentável.
Qual é a principal atividade da empresa?
Somos uma Casa de Campo – Turismo em Espaço Rural, que procura mais do que oferecer apenas uma boa noite de descanso em conforto e harmonia com a natureza, oferecendo também uma experiência completa de Turismo de Natureza, cultura e gastronomia ao integrar empresas locais na nossa oferta.
Quando foi fundada e por quem?
Em 2015 com o objetivo de desenvolver este projeto que abriu portas em junho de 2020. Tem como sócios Catarina Roseta e Henrique Farinha, um casal entusiasta das viagens e experiências de encontro com outras culturas, locais e viajantes e, em particular, locais genuínos e com uma natureza marcante. Durante anos viajaram e muitas vezes pensaram que em Portugal existiam locais com essas características e ainda pouco conhecidos. Assim, nas suas viagens pelo interior do país procuraram o local ideal. Foi uma surpresa encontrar no meio do Alentejo um verdadeiro montado, com a diversidade de espécies que o caracterizam, com uma vista deslumbrante sobre o Alqueva, dentro da reserva DarkSky Alqueva e junto à vila de Monsaraz. Procuraram parceiros locais, com conhecimento da região e da cultura local para desenhar um projeto que respeitasse a natureza, a cultura e valorizasse o montado.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
A forma como interagimos com os nossos hóspedes desde o momento em que ainda estão a pensar reservar, durante a estadia e após a saída. Tentamos conhecê-los e oferecer a cada um a experiência que pretende. Personalizamos a estadia e recebemo-los como se de um amigo se tratasse. Selecionamos os nossos parceiros locais pela qualidade e consistência no serviço que prestam e fazemos sempre o follow up com o nosso hóspede e com o parceiro para garantir que tudo correu de acordo com a expectativa.
Porque aderiram ao Programa Empresas Turismo 360º?
Na nossa génese, a Sustentabilidade, em todas as suas vertentes, esteve presente e sabemos que sem medir e
acompanhar não é possível evoluir e garantir que estamos no caminho certo. Faltava um framework, que nos foi trazido pelo Programa, para nos ajudar a estabelecer objetivos, a definir ações e acompanhar.
Qual foi o benefício do Programa?
Para já conhecer o nosso ponto de partida e com estes primeiros 2/3 anos de recolha de dados já nos permitiu identificar áreas que temos de atuar e começamos a desenhar as estratégias para o fazer. Apesar de termos nascido com este enfoque a verdade é que só agora foi possível “ver” o resultado das iniciativas que vamos desenvolvendo. Adicionalmente, é uma ferramenta com utilidade operacional.
Qual é a principal missão da empresa, tendo em conta este programa?
A nossa missão não mudou – continuamos a ter por missão oferecer Turismo de Natureza de forma sustentável. Temos agora uma ferramenta para nos ajudar a cumprir a nossa missão.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
Paradoxalmente, o modelo que escolhemos – e não tínhamos qualquer insite sobre a pandemia – adequou-se de forma muito eficaz às necessidades dos viajantes nesse período. Temos espaços muito amplos, não temos corredores interiores e temos muito espaço exterior. Acabou por ser um catalisador para o arranque apesar de todos os constrangimentos que tivemos que ultrapassar, como todos nossos parceiros ou concorrentes.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Estamos a trabalhar em duas vertentes para desenvolver ainda mais a nossa oferta de Turismo Ativo de Natureza e reduzir um pouco a sazonalidade:
- Desenvolvimento da oferta para Cycling e candidatura ao Selo Bike Friendly
- Desenvolvimento da oferta de Stargazing com sessões internas de Observação Astronómica acompanhada por um guia astrofísico
- Instalação de um Dome Wellness, uma estrutura amovível que permite massagens, aulas de ioga para além de sauna e jacuzzi.
- Melhoria da horta e pomar para integrar cada vez mais os produtos no Restaurante Skyscape.
Por Diana Fonseca