A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Esta nova rubrica continua a divulgar as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade e que já aderiram a este programa. Pedro Pedrosa conversa connosco para dar a conhecer a Portugal A2Z Walking & Biking, da qual é sócio-fundador e que conta hoje com o selo “Engaged”.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
É um momento importante para a empresa que permite reafirmar o seu compromisso desde a sua fundação no incorporar a sustentabilidade e a responsabilidade nos seus objetivos, nos seus processos de trabalho e nos seus produtos do menor impacto no planeta e no uso dos recursos que usufruímos na nossa atividade. Representa também uma responsabilidade perante os nossos clientes de sermos honestos e transparentes nos resultados obtidos nesse desígnio e no que fazemos para o alcançar.
Qual é a principal atividade da empresa?
Turismo de Natureza, com atividade de operador turístico especializado em walking & biking tours e atividade de serviços de consultoria para o desenvolvimento de destinos outdoor e a sua digitalização especializada.
Quando foi fundada?
Foi fundada em 2006 por seis sócios fundadores, dos quais três executivos liderados por mim, Pedro Pedrosa.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
A empresa possui um portfólio de produtos turísticos que foram desenvolvidos internamente, muitos deles de forma percursora nos principais destino de turismo de natureza de Portugal. Na área da consultoria a empresa foi responsável pelo desenvolvimento em Portugal de infraestruturas e serviço inovadores, quer implementados pelos seus clientes quer internamente, como são exemplo os Centros de BTT, o selo bike-friendly Bikotel ou o sistema de gestão de percursos Responsible Trails, sendo também representante para Portugal da tecnologia OutdoorActive.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
Pela necessidade de sistematizar, melhorar procedimentos, monitorizar o desempenho, dar visibilidade e dar crédito ao objetivo estratégico assumido pela empresa desde a sua fundação de prosseguir práticas empresariais sustentáveis e responsáveis, esperando com esta adesão ter acesso a capacitação e ferramentas que para isso contribuem e garantam a total transparência dessas práticas.
Qual foi o benefício do Programa?
Permitiu adotar um sistema de indicadores normalizado, rever os processos da empresa de modo a estar melhor preparada a reportar os temas da sustentabilidade e iniciar o uso de ferramentas especializadas a esse fim, passando a poder emitir relatórios de sustentabilidade.
Qual é o principal compromisso da marca, tendo em conta este programa?
O compromisso com a adoção continuada de mais e melhores práticas na nossa operação em prol do planeta, da emergência climática, das comunidades com quem interagimos e daqueles que connosco trabalham ou viajam, tendo como missão conseguir o equilíbrio entre a satisfação dos nossos clientes, das comunidades que visitamos, da salvaguarda do planeta e da paixão pelo que fazemos.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
Por períodos curtos de tempo, diminuição ou mesmo interrupção da operação turística.
Como está a ser a recuperação?
Extraordinária, com retoma de atividade forte e acima dos valores pré-pandemia.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Novos produtos turísticos, desenvolvidos pela empresa, em destinos emergentes em Portugal, nomeadamente no Centro de Portugal, novos serviços digitais para destinos de natureza outdoor, novos serviços de avaliação, monitorização e segurança na utilização de espaços naturais para práticas outdoor.
Por Diana Fonseca