Turismo de Portugal lança “Travel BI”

Turismo de Portugal lança “Travel BI”

Categoria Advisor, Política

Os empresários e profissionais de turismo podem agora contar com uma nova plataforma de gestão do conhecimento, desenvolvida pelo Turismo de Portugal e que está acessível desde o dia 19 de abril. A plataforma, denominada Travel BI, dirige-se a empresas e a outros agentes públicos e privados, traduzindo a aposta do Turismo de Portugal no desenvolvimento de um sistema de business intelligence, que irá integrar a informação produzida pelos diversos sistemas de informação do Turismo de Portugal e por outras fontes nacionais e internacionais. Melhoram-se assim os mecanismos de avaliação das políticas de turismo e disponibiliza-se mais e melhor conhecimento às empresas.

O Travel BI integrará informação atualizada sobre os 22 mercados emissores mais importantes para Portugal (nomeadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, EUA, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia e Suíça), apresentando conteúdos desenvolvidos em estreita articulação com as equipas do Turismo de Portugal presentes nesses mercados.
A plataforma, disponível em http://travelbi.turismodeportugal.pt/ agregará ainda informação estatística, estudos e análises sobre o desempenho do setor. Conteúdos ligados à sustentabilidade, às políticas setoriais e às tendências emergentes, serão também disponibilizados, constituindo um Observatório da atividade, de fácil acesso, que irá apoiar a tomada de decisão de agentes públicos e privados.

Segundo Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, a nova plataforma “irá disponibilizar mais e melhor informação a todos quantos estão ligados à atividade turística, reforçando a aposta do Turismo de Portugal na proximidade às empresas, no conhecimento dos mercados e no acompanhamento das tendências do setor. É ainda um passo em frente na disponibilização de conteúdos mais robustos, no decurso de uma estratégia alargada de Business Intelligence”.

Para o utilizador, as funcionalidades de Travel BI permitem uma grande liberdade na exploração dos dados disponíveis que, durante o decurso de 2016, serão reforçados e ampliados.