Ambitur.pt tem vindo a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais do setor da distribuição em Portugal. Desta vez damos a palavra a David Saad, country manager da Tour10 para Portugal.
David nasceu na Suécia, na cidade de Estocolmo, filho de mãe portuguesa e pai libanês que, como muitos, procuravam uma vida melhor num país de oportunidades. A infância foi passada, em grande parte, com os avós maternos, quando os pais emigraram para a Guiné Bissau, país que pôde conhecer já na adolescência e que o faz dizer, sem hesitação que foi “o tempo da minha vida que me marcou mais”, pela sua simplicidade e essência natural. “Surpreende-me muito que pessoas com tão pouco sejam tão felizes e tão prestáveis”, sublinha.
Formado em Matemática, David Saad tem também o curso de Multimédia e Comunicação, e confessa que sempre gostou de desvendar o impossível, sentindo-se fascinado pelos números e logaritmos. Admite valorizar o pensamento e a observação, mais do que a ação. E assume-se como autocentrado, com gosto por aprofundar todos os assuntos do seu interesse, preferindo lidar com dados e adaptando-se melhor a profissões mais intelectuais.
Como e quando iniciou a sua carreira no turismo?
Numa fase da minha vida menos boa e com a falta de trabalho existente, iniciei o percurso profissional no aeroporto de Lisboa, como técnico de assistente de escala, onde desempenhei funções de ticketing, check-in, assistência de clientes no aeroporto e de placa. Posteriormente tive a sorte de ter uma proposta para a área comercial para representação de um grupo hoteleiro espanhol, que me abriu portas para o mercado das agências de viagens, e finalmente o convite para representar a central de reservas Tourdiez.
O que o apaixona no turismo/viagens e ainda hoje o faz continuar a querer estar nesta indústria?
O que me apaixona no turismo é, quando viajo, é o momento que nos misturamos à multidão e sentimos que somos apenas uma gota no oceano. As perspetivas ampliam-se. Há uma renovação. E a distância que se percorre não é o que importa. Pode ser uma viagem a qualquer país ou àquela cidade perto de casa. O que importa é que ninguém volta igual.
A chegada à atual empresa deu-se quando e como?
Iniciei o meu percurso no turismo em 2014 e abracei o projeto da Tourdiez em 2017, num momento da minha vida que ambicionava mais e melhor, para o meu crescimento pessoal e profissional.
A minha busca pelo crescimento, qualificação e a vontade de alcançar os melhores resultados são características que me definem. Tento ter uma visão geral de tudo o que acontece na vida, e tento identificar as minhas falhas usando estratégias para seguir evoluindo, e Tourdiez permitiu tudo isso.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo/empresa até aos dias de hoje?
O presente trabalho representa a conclusão de uma etapa e o alcance de um objetivo muito importante para mim. Foi um percurso marcado por muito trabalho, esforço e dedicação, mas não teria conseguido chegar até aqui, sem o apoio e ajuda de muitas pessoas. A equipa em Portugal é exemplar, o esforço, dedicação e amor que colocam na forma de atuar e trabalhar. Hoje temos um departamento de reservas altamente especializado, uma equipa de contratação e revenue para todas as questões relacionadas com a parte hoteleira e uma nova comercial para zona centro sul e ilhas.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente?
Neste momento desempenho funções comerciais para a área das agências de viagens físicas e online, fazendo todo o acompanhamento nas áreas de formação de produto. Atualmente também acumulo funções de representação da empresa em Portugal, servindo de comunicação com a direção.
Quais os momentos que o marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
Tive a oportunidade na minha vida de encontrar empresas com pessoas extraordinárias. Chefes atentos, que me acompanharam, no ritmo que precisava. A sorte esteve ao meu lado e deu-me a oportunidade de evoluir, aprender, e poder atuar e dar o retorno a quem confiou em mim e no meu potencial.
Como realmente amo o meu trabalho e tenho metas profissionais ambiciosas, pode ser difícil para mim, manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a minha vida pessoal.
Hoje faço questão de concentrar-me em criar espaço para passar mais tempo com a minha família, mantenho um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
Num mercado tão competitivo e feroz, onde trabalhamos com margens reduzidas, o nosso grande desafio é manter uma imagem credível, de confiança e com a qualidade de serviço que os nossos clientes estão habituados. A nossa empresa aposta em pessoas qualificadas, disponíveis para ajudar e a ir ao encontro das necessidades dos agentes de viagens.
Com a abertura do escritório em Portugal, na cidade de Faro, consigamos estreitar ainda mais a nossa relação comercial com hoteleiros e agentes de viagens, que acreditamos tenha sido passo mais importante e segredo do sucesso desta empresa em Portugal.
Os agentes de viagens são as pessoas por quem acordamos todos os dias de manhã com ânimo para fazer mais e melhor. Os nossos clientes confiam no nosso trabalho e não abdicam dos nossos serviços, valorizando toda a dedicação que temos diariamente.
No mundo das centrais de reservas, nem sempre o mais barato se torna relevante e é por isso que o nosso foco estará na qualidade de serviço, e na ligação que criamos com os nossos clientes.
Não queremos ser o mais baratos, mas sim os melhores naquilo que fazemos.