Continuamos a conhecer melhor os profissionais que trabalham no setor das viagens em Portugal. Hoje é a vez de Pedro Barbosa, sales manager na W2M – World 2 Meet Portugal há quase um ano.
Pedro nasceu em Lisboa, a 16 de fevereiro de 1976, e foi entre o Lumiar e Carcavelos que passou a infância. Da capital tem memória de grandes amizades e do movimento citadino constante; já de Carcavelos recorda-se do privilégio de estar próximo do mar.
Licenciado em Gestão Hoteleira, o profissional admite que a escolha do setor do turismo acabou por resultar da influência do pai, que sempre afirmou que este seria o principal setor em Portugal. Mas Pedro Barbosa não nega: “Fui-me apaixonando e hoje é um amor incondicional”.
Como e quando iniciou a sua carreira no turismo?
Iniciei a minha carreira no Turismo após término da Licenciatura em Gestão Hoteleira. O ponto de partida foi no Hotel Fortaleza do Guincho, no Departamento Financeiro, 1999.
O que o apaixona no turismo e ainda hoje o faz continuar a querer estar nesta indústria?
Promover as experiências e conhecimento de novos destinos, outras culturas. Dar a conhecer a identidade de outros países.
A chegada à atual empresa deu-se quando e como?
Em março de 2022, com a necessidade do Grupo W2M expandir o conhecimento dos seus produtos e novas marcas no mercado português.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo até aos dias de hoje?
Transmitir os valores e a dinâmica dos produtos que disponibilizamos, ao Mercado Português.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente?
Comercialização e Promoção dos Produtos da W2M junto das agências de viagens em Portugal.
Quais os momentos que o marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
Em todas as mudanças no meu percurso profissional consegui sempre extrair momentos mais positivos e mais conhecimento, e os momentos que destaco são: o meu cargo como comercial da PGA – Portugália Airlines; estar presente no inicio do projeto da Abreu Online, o desafio na direção de Produto da Netviagens (já fora do âmbito Espírito Santo Viagens), a reentrada no turismo após a pandemia, através do Grupo W2M.
Em relação aos momentos negativos, destaco a compra da PGA – Portugália Airlines pela TAP e a pandemia, que me obrigou a sair do turismo quando estava a iniciar um novo desafio na MSC Cruzeiros.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
Abranger um melhor conhecimento das mais valias das nossas marcas, dinamizar a oferta do nosso produto no mercado português e assegurar a qualidade dos nossos serviços que nos distingue.