A Ambitur dá a voz aos profissionais do setor hoteleiro que dedicaram a sua vida a esta indústria. É o caso de Adérito Rocha, diretor geral do Santana Hotel & SPA.
Adérito dos Santos Rocha nasceu em 1972, numa pequena aldeia que dá pelo nome de Fermil, situada na freguesia de Figueiredo das Donas, no concelho de Vouzela, distrito de Viseu. Recorda os tempos felizes da sua infância com os pais e o irmão mais velho, com quem jogava à bola e destruía as flores da mãe. E explica que o pai era maquinista dos comboios na CP, pelo que eram os dois irmãos que ajudavam a mãe nas lides da pequena agricultura que mantinham – “e que saudável era!”. Desde cedo se interrou pela atividade desportiva, essencialmente as artes marciais, e cumpriu o serviço militar como operacional no exército.
Adérito indica que a sua formação foi crescendo a par com a sua evolução profissional, tirando Gestão Hoteleira na ESTH de Seia, no Politécnico da Guarda, além de uma graduação em Direção Hoteleira pela ADHP, em Revenue Management pela Escola de Hotelaria de Coimbra, e formação em HACCP, frequentando agora ainda Gestão e Administração na ESHT Porto.
Como e quando iniciou a sua carreira na Hotelaria – quais os primeiros passos?
Iniciei em 1991 a minha carreira no Front Office, num hotel nas Termas em São Pedro do Sul. Foi aqui que nasceu a minha paixão pela hospitalidade, no atendimento e proporcionar o melhor acolhimento aos hóspedes.
O que o apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje o faz continuar a querer estar nesta indústria?
A mim, me encanta a arte de bem receber na hospitalidade. Na Direção Hoteleira não existem dias iguais, todos os dias nos deparamos com desafios diferentes. A forma como se gerem os hotéis cresceu imenso nos últimos e tornou esta profissão que decidi abraçar super motivante. Constantemente na busca dos melhores resultados, muito focados nos rácios e no controlo de custos, sem nunca esquecer em proporcionar aos clientes o melhor atendimento e experiências.
A chegada ao atual hotel deu-se quando e como?
A minha chegada como diretor geral do Santana Hotel & SPA, com a melhor localização em Vila do Conde, aconteceu em outubro de 2022. Foi com o propósito de agarrar um novo desafio que achei motivante logo no primeiro dia.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?
Apesar do meu, ainda curto percurso sinto-me já à vontade no pleno das minhas funções e na liderança das equipas. Tudo se deve ao facto de desde o início ter sido muito bem recebido pela equipa e pelo Administrador da empresa com quem reúno frequentemente e estamos alinhados na busca do sucesso e do melhor posicionamento da unidade.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente? E que tipo de gestão procura fazer em termos de equipa?
As minhas funções de diretor geral são focadas essencialmente na elevação da qualidade do produto e no aumento constante nos resultados. No alojamento utilizando métricas de desempenho, tais como o RevPAR e ADR. No F&B mantenho um grande empenho para sua diversidade e oferta e os resultados estão a surgir.
Preocupo-me bastante por ter equipas motivadas e dar oportunidades aos talentos que se destaquem e dar-lhes oportunidade para crescerem.
Aos diretores de departamento dou-lhes a autonomia necessária para poderem mostrar o seu trabalho e com o meu apoio obterem os melhores resultados. Na minha gestão terá de existir sempre trabalho em equipa, pois só assim conseguimos atingir o “erro zero”.
Quais os momentos que o/a marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
Nos meus 30 anos de hotelaria e 25 de Direção Hoteleira, todos os momentos me marcaram e ajudaram a crescer dentro da minha profissão, desde as crises à pandemia. Esta que nos fez inventar e criar formas e soluções para superar os desafios.
Estive responsável de um grupo hoteleiro em que inaugurei o primeiro hotel em 2002 e seguiram-se mais três aberturas. Fui diretor de um hotel em Lisboa e responsável pela abertura de um novo conceito de restaurante nesta unidade
A minha experiência de três anos em Angola foi bastante gratificante e foi um opulento profissional e na minha forma de encarar e estar na vida.
Tive uma passagem pela Madeira como diretor de um grupo que adorei e sinto saudade, onde realmente se vive o turismo. Estive responsável como diretor de Operações de uma marca internacional. Também a minha experiência como diretor geral do Hotel Urgeiriça, um hotel de 4 estrelas cheio de charme e com uma história única que fica na zona de Viseu. Todas as vivências me trouxeram ensinamento pessoal e profissionalmente.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
Por incrível que pareça, o grande desafio deste ano está na contratação de staff profissional e com as qualificações mínimas para estar na hotelaria e os salários adicionados a algumas regalias disponibilizadas pelos hotéis já não são tão baixos. Também o aumento dos custos energéticos e de todas as matérias-primas serão um grande desafio para este ano.
Outro desafio será aumentar os resultados da minha atual unidade e obter sempre a melhor satisfação do cliente.