Como forma de atender às solicitações de clientes e colaboradores e oferecer serviços de confiança e qualidade, no último ano, a Success Work ampliou as suas atividades e apostou na formação. António Duarte, administrador da SW, fala-nos sobre a evolução do mercado e as expectativas para 2023.
Como avalia o ano de 2022?
O ano de 2022 saldou-se por um ano bastante positivo, nas várias vertentes do nosso desempenho. Principalmente, pela capacidade positiva de fazer face aos desafios que se iam colocando a cada momento. Iniciámos um ano muito imprevisível, em que o planeamento foi sempre um exercício difícil de concretizar e sem grande fiabilidade.
Nesse sentido, o grande mérito deve-se a toda a equipa interna da SW que conseguiu responder sempre com grande profissionalismo e sentido de dever, aos muitos desafios que teve que enfrentar ao longo de todo o ano. Tivemos um crescimento bastante superior em comparação aos anos anteriores, tendo sido efetuado um grande investimento na componente de formação e aquisição de novas viaturas, por forma a corresponder às necessidades relativas à seleção, recrutamento e estrutura logística.
Que evoluções notou na área do trabalho temporário em Portugal no ano que finalizou?
Ano após ano, as solicitações dos nossos clientes, e em particular do setor hoteleiro, têm vindo a aumentar exponencialmente, acompanhando a evolução do mercado. Com o abrandamento da pandemia e a retoma das atividades, tivemos um crescimento muito significativo na procura de profissionais a partir de março de 2022.
No entanto, em Portugal o número de recursos humanos qualificados é insuficiente para dar resposta às necessidades, requerendo novas estratégias de abordagem ao mercado. Por este motivo continuamos apostando na reconversão de carreiras por via da formação. Para podermos oferecer capacitação de forma adequada, desde 2018 que a SW conta com a SW Academy, como parte da sua estratégia de inovação.
Quais as expectativas para 2023?
Para 2023, pelo feedback positivo que vamos recolhendo junto dos nossos principais clientes, esperamos um ano muito idêntico a 2022. A previsão é que o turismo continue a crescer, pelo que temos de estar preparados para atender aos desafios que devem surgir. Mesmo com grandes incertezas, como a guerra na Ucrânia e a inflação, queremos manter-nos positivos e seguir a nossa estratégia que se tem mostrado eficaz e aprimorando pontos que podem tornar os nossos resultados cada vez melhores.
Como é que a SW tem atuado para se distinguir no mercado?
A SW nasceu para simplificar a vida das empresas e para oferecer às pessoas as melhores oportunidades de trabalho. Para seguirmos firmes neste propósito, trabalhamos diariamente na criação e desenvolvimento de técnicas para desenvolver ao máximo o talento das pessoas e colocá-las em trabalhos onde podem brilhar e levar ao sucesso das empresas.
A nossa equipa cria o match perfeito entre o talento e ambição dos nossos colaboradores e as necessidades reais dos nossos clientes. Oferecemos soluções personalizadas e uma variedade de serviços de recursos humanos de forma a potenciar a otimização máxima da operação de cada negócio.
Para isso, a SW continua a apostar fortemente na formação de novos colaboradores, ampliando a sua capacidade formativa através de contratação de mais formadores e da oferta de novas áreas de formação, nomeadamente as línguas e de português para estrangeiros.
Quais as principais metas da empresa para este ano?
As principais metas passam por consolidar o nosso posicionamento no mercado, assegurar volume de negócio sustentável em função dos desafios do mercado, mas sem nunca deixar de cumprir com os compromissos assumidos com clientes e parceiros.
Fazer da formação o principal foco, por forma a melhorar a qualidade dos colaboradores que colocamos ao serviço dos nossos clientes em número e qualidade.