A Vila Galé prevê reabrir mais 11 hotéis em Portugal a 9 de junho: Vila Galé Albacora (Tavira), Vila Galé Ampalius (Vilamoura), Vila Galé Atlântico e Vila Galé Collection Praia (Praia da Galé, Albufeira), Vila Galé Lagos, Vila Galé Clube de Campo (Beja), Vila Galé Cascais, Vila Galé Ericeira, Vila Galé Collection Douro (Lamego) e ainda o Vila Galé Serra da Estrela e o Vila Galé Collection Alter Real (Alter do Chão), marcando a estreia destas duas unidades, que são as mais recentes do grupo.
Estes hotéis somam-se ao Vila Galé Porto, Vila Galé Coimbra, Vila Galé Ópera (Lisboa), Vila Galé Évora e Vila Galé Santa Cruz (Madeira), que nunca fecharam. As 16 unidades terão o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal. E seguirão um plano muito rigoroso de funcionamento de acordo com as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), centrado em três vertentes fundamentais:
Reforçar as medidas de limpeza e desinfeção com os seguintes procedimentos:
– Colocar de dispensadores de álcool gel nas diversas áreas sociais do hotel;
– Intensificar a higienização e desinfeção das superfícies, áreas de contacto e equipamentos partilhados, utilizando produtos de limpeza com atuação antiviral;
– Substituir os serviços em buffet por propostas à carta e cozinha ao vivo personalizada;
– Higienizar mesas e cadeiras dos restaurantes entre cada utilização;
– Desinfetar equipamentos como canetas ou terminais de pagamento após cada utilização;
– Limpar e desinfetar todos os sistemas de água, ar condicionado e ventilação, com reforço da desinfeção por pulverização antiviral das grelhas de ventilação existentes;
– Garantir a ocupação do quarto somente após um período alargado, nunca inferior a 24 horas, depois da saída de um cliente;
– Dispor de zonas de isolamento adequadas para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.
Garantir a existência de equipamentos de proteção individual:
– Colocação de acrílicos nas receções;
– Colaboradores equipados com luvas, máscaras e/ou viseiras de proteção;
– Colaboradores dos serviços de limpeza usam também fatos adequados ou batas;
– Disponibilização de termómetros para medição voluntária de temperatura para colaboradores e clientes;
– Recomendação a todos os clientes para uso de máscaras nas zonas sociais do hotel e recurso ao álcool gel para desinfeção das mãos;
– Formação específica a todas as equipas sobre protocolo interno relativo ao novo coronavírus, sobre precauções de prevenção da COVID-19 – incluindo higienização das mãos, etiqueta respiratória, conduta social, auto-monitorização diária da febre ou outros eventuais sintomas – e ainda sobre as orientações da DGS para limpeza de superfícies e tratamento da roupa.
Salvaguardar o necessário distanciamento social através de:
– Limitação da taxa de ocupação de cada hotel, reduzindo o número de hóspedes alojados;
– Lançamento de uma plataforma digital – MyVilaGalé – que permitirá fazer o check in e check out através do telemóvel, entre outras aplicações;
– Sinalização das distâncias de segurança;
– Redução da capacidade máxima de cada elevador, bares e restaurantes, piscinas e salas de reuniões;
– Limpeza e arrumação dos quartos efetuada sem a presença do cliente;
– Existência de turnos nos restaurantes, com necessidade de reserva prévia do horário e local pretendido;
– Necessidade de marcação antecipada para utilização do ginásio, da piscina interior e para a realização de massagens;
– Suspensão do funcionamento de sauna, banho turco e jacuzzi;
– Realização de atividades para crianças maioritariamente no exterior e limitação da capacidade de clubes infantis interiores e salas de jogos.
Este plano será adaptado consoante a evolução da pandemia e eventuais novas regras definidas pela legislação. A abertura dos restantes hotéis Vila Galé em Portugal está prevista para 1 de julho, com exceção do Vila Galé Douro Vineyards, em processo de ampliação, que deverá voltar a funcionar a 1 de agosto.