2023 marca os 25 anos da Vila Petra, um empreendimento turístico localizado em Albufeira (Algarve), que nasceu do sonho de Augusto Teixeira da Cruz, um engenheiro que, em 1989, criou uma empresa de construção que acabou por transformar o que seria, inicialmente, um clube residencial, num hotel que tem trilhado o seu percurso de sucesso no turismo nacional. A paixão por História levou à escolha do nome, que se divide entre uma vila ou casa de campo do tempo dos Romanos, com um pátio ou jardim na zona interior, e o duplo significado de Petra, Cidade Rosa, a cidade arqueológica esculpida na rocha no sul da Jordânia, e do latim pedra, um elemento muito presente em toda a edificação da Vila Petra. Isso mesmo nos conta Rodrigo Borges de Freitas, diretor geral de Operações do empreendimento, que não hesita em afirmar: “Vemos estes 25 anos como uma maratona, a primeira parte está concluída e com muito sucesso”, acrescentando que “somos uma marca reconhecida no mercado por todos, sejam clientes, parceiros ou colaboradores”.
Razões deste sucesso? O gestor garante que a equipa da Vila Petra é multicultural, das mais variadas idades e em constante clima de aprendizagem, além do facto de que “temos um espírito irrequieto”, trabalhando diariamente para satisfazer e exceder as expectativas de todos. Rodrigo Borges de Freitas sublinha ainda que “encorajamos a inovação, aceitamos a diferença, abraçamos a mudança e, o mais importante, continuamos a sonhar”.
“encorajamos a inovação, aceitamos a diferença, abraçamos a mudança e, o mais importante, continuamos a sonhar”
Ao longo deste quarto de século, têm sido vários os momentos marcantes. Desde logo, quatro anos após a abertura, a primeira expansão deu origem a um novo edifício com mais 42 apartamentos. A crise de 2009 obrigou a um primeiro ajustamento e, em 2013, o hotel apostou numa reestruturação interna, alargando a equipa e iniciando uma escalada que, 10 anos depois, se encontra em fase de consolidação, explica o diretor geral de Operações à Ambitur.pt. Em 2016, novo marco, com a renovação total do restaurante, bar e cozinha principal, permitindo aumentar a capacidade do espaço que hoje oferece pequeno-almoço, almoço, tapa durante a tarde, jantares buffet ou à la carte e cocktails na esplanada pela noite dentro. Já por altura no 20º aniversário da Vila Petra, foi inaugurada a zona ampliada de BBQ e esplanada de snack. Os anos da pandemia foram aproveitados para “renovar, dando vida e História a todos os recantos”.
Por sua vez, a comemoração dos 25 anos tem sido marcada também por vários momentos distintos. Foram lançadas ofertas especiais para os clientes e, no passado dia 19 de agosto, a tradicional Festa de Verão da Vila Petra, este ano subordinada ao tema “World on Ice – Desafios de Sustentabilidade”, reuniu parceiros, clientes, colaboradores e amigos numa experiência “humilde, inesquecível e, acima de tudo, emocionante”, recorda Rodrigo Borges de Freitas. Foi, acrescentou, “um momento de partilha e retribuição por tudo o que somos enquanto empresa”.
“a aposta passa por termos lideranças eficientes e de iniciativa, que privilegiem sempre a satisfação do cliente sem comprometer os resultados da empresa nem o bom ambiente corporativo”
Para os próximos 25 anos, o slogan “Comece a sonhar está na Vila Petra” continuará a ser a inspiração: “Cada ano que passa será para nós mais um ano para consolidar a marca Vila Petra com consistência, ganhando reconhecimento e sendo uma referência na prestação dos nossos serviços”, aponta o responsável. E não tem dúvidas em afirmar que “a aposta passa por termos lideranças eficientes e de iniciativa, que privilegiem sempre a satisfação do cliente sem comprometer os resultados da empresa nem o bom ambiente corporativo”. Rodrigo Borges de Freitas também salienta que “a Vila Petra tem de ser, por si só, uma experiência”.
2023, “o ano da consolidação”
Aproveitando para fazer um balanço do que está a ser operação este ano e expectativas para o que se segue, o gestor lembra que, em 2019, tinham projetado um “grande 2020”, mas a pandemia “obrigou a repensar e a reinventar, congelando as ideias e estratégias de gestão já definidas”. Em 2022, “o inverno deu lugar à primavera e conseguimos, agora em 2023, estar acima do projetado para 2020”. Este ano tem sido “o ano da consolidação”, frisa, mantendo como principais mercados os irlandeses, britânicos e holandeses.
Um dos segredos deste sucesso também passará sem dúvida, pelas equipas e aqui a Vila Petra sempre se pautou por manter a estabilidade, fidelizando as suas equipas, resume o responsável. “Uns saem, mas muitos voltam, e tornámo-nos cada vez mais uma família”, garante, acrescentando que “valorizamos cada colaborador, enquanto individuo humano competente e que, pelas suas diferenças, consiga agregar valor ao nosso produto”. Na verdade, o empreendimento conseguiu manter, nos anos pandémicos, a sua equipa, o que lhe permitiu recuperar “rapidamente” em 2022 e crescer em 2023, avança, “permitindo-nos evitar a crise da falta de recursos humanos qualificados”.
“as palavras recessão, juros, quebra na procura deixam-nos alerta, mas já cá estamos há 25 anos e sempre nos soubemos adaptar e ultrapassar obstáculos, e todos os anos são um desafio na nossa história”
Rodrigo Borges de Freitas assume que o final deste ano e 2024 “serão desafiantes”, evidenciando-se “algum pessimismo apesar deste 2023 estar a ser extraordinário”. E explica que “as palavras recessão, juros, quebra na procura deixam-nos alerta, mas já cá estamos há 25 anos e sempre nos soubemos adaptar e ultrapassar obstáculos, e todos os anos são um desafio na nossa história”.
Por Inês Gromicho