Volta Nacional: “Portugal quer mais 70% de receitas turísticas até 2027”

Volta Nacional: “Portugal quer mais 70% de receitas turísticas até 2027”

Diário de Notícias
“Portugal quer mais 70% de receitas turísticas até 2027”
O debate está ao rubro em torno do impacto nas cidades do crescimento do turismo. Mas Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, acredita que é tudo uma questão de “sensibilização” da população para a importância económica do setor. Até porque as metas definidas para 2027 apontam para 80 mil dormidas de estrangeiros no país, a gerarem uma receita anual de 26 mil milhões de euros. Números que representam um aumento de 50% face ao número de dormidas atuais e de mais de 70% nas receitas. “Gostava que, de uma vez por todas se percebesse, esta atividade fosse reconhecida como criadora de riqueza em vez de ser alvo de ataques sobre a canibalização e a desertificação das cidades.”

Jornal de Notícias
“Conhecer Portugal de comboio por apenas 150 euros”
Elas não tinham muita vontade de viajar várias horas de autocarro para ir para o Sul de Espanha, os pais preferiam que as filhas ficassem em Portugal e o elevado custo da viagem de finalsitas – “tudo junto”, foram estes os motivos que que levaram Diana Gonçalves, Beatriz Oliveira, Margarida Sousa e Diana Fernandes a optar por fazer o Intra-Rail nestas férias da Páscoa. A iniciativa, que junta a CP-Caminhos de Portugal com a Movijovem (responsável pelas pousadas de juventude) e permite aos jovens viajar de comboio, dormir e tomar o pequeno-almoço nas pousadas, está a ganhar cada vez mais fãs de ano para ano. Por cerca de 150 euros, é possível passar sete dias a percorrer rotas previamente traçadas.

“Aumentos ilegais nos transportes vão dar multa”
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes tem em curso processos sancionatórios relativos a operadores de transportes públicos que, na atualização dos preços dos passes e bilhetes em 2018, excederam os valores máximos permitidos ou não cumpriram com as formalidades exigidas por lei. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes encontrou aumentos de “cerca de 4%, sobretudo em bilhetes simples”, que correspondem a quase o dobro do permitido por lei (2,5% no máximo, com uma média global de 2%).

“IP. Trabalhadores pedem aumentos”
Uma centena de manifestantes reuniu-se, ontem, em frente ao Ministério do Planeamento para reivindicar aumentos salariais na Infraestruturas de Portugal, com os sindicatos a admitirem uma nova greve a 2 de abril.

“Gaia. Avenida vai ser como uma galeria de arte”
Em breve, a Avenida da República vai pôr as pessoas a pensar em coisas improváveis, como o preço do céu. Essa é uma das muitas ideias a explorar no âmbito de um projeto de dinamização da mais central e movimentada artéria de Gaia, que será transformada em galeria de are durante os meses de verão. Numa primeira fase, o objetivo é decorar com telas de grande dimensão as fachadas cegas de cerca de 20 prédios.

“Reunião sobre empresa de Cultura será a 3 de abril”
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, marcou para 3 de abril, às 10 horas, no Teatro Rivoli, a reunião extraordinária do executivo para “apreciar as consequências para o município do acórdão do Tribunal de Contas”.

“Brexit. Passaportes feitos fora do país”
Os novos passaportes pós-Brexit não vão ser produzidos pela empresa britânica De La Rue, responsável pela atual versão, mas pea empresa franco-holandesa Gemalto. No entanto, a Secretaria da Cultura não confirma que a escolha já tenha sido feita. Os novos passaportes entram em circulação a outubro de 2019.

Público
“Carros mal parados continuam a empatar os utentes da Carris”
Ao princípio da tarde do dia 27 de janeiro, sábado, um autocarro da carreira 712 estava a descer a Rua da Senhora da Glória, a caminho de Santa Apolónia, quando deu de caras com um carro mal estacionado. A rua não é muito larga e só tem um sentido, por isso o motorista não conseguiu ultrapassar aquele obstáculo. O autocarro esteve parado uma hora e meia até que o automóvel fosse retirado. Na semana anterior, um eléctrico 12 estivera 65 minutos retido no Largo do Terreirinho. Logo no primeiro dia do ano, a fava calhou aos passageiros do 726, que esteve imobilizado 71 minutos na Praça das Novas Nações. E, no mesmo dia, o eléctrico 15 parou meia hora no Largo da Princesa.

Jornal de Notícias
“Taxa de ocupação nos hotéis sobre para 48% em janeiro”
A taxa de ocupação nos hotéis em Portugal foi de 48% em janeiro deste ano, mais 2,6 pontos percentuais do que em igual mês do ano passado, revelou hoje a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). A taxa de ocupação situou-se na Madeira em 69%, em Lisboa foi de 60% e no Grande Porto fixou-se em 47%, de acordo os AHP Tourism Monitors, que são desenvolvidos pela associação desde 2004.

Jornal i
“Portugal. Como nos viram ao longo dos séculos
Quem por cá chega aponta, quase sem exceção, um grupo de caraterísticas aos portugueses: que somos afáveis, disponíveis para ajudar, saudosistas. E dizem que Lisboa é linda, solar, ainda autêntica, castiça e cosmopolita, o Porto idem, que a comida é soberba – alguns queixam-se de alho a mais. Já aqueles traços mais recônditos, por carecerem de natural convivência do dia a dia, demoram mais a apanhar. Que retrato traçaram, ao longo dos tempos, os forasteiros que cruzaram as fronteiras em busca de uma estada mais prolongada ou até definitiva?

O Jornal Económico
“Termas do Estoril aumentam perímetro de proteção”
A sociedade concessionárias das Termas do Estoril conseguiu ver aprovado o seu pedido de alargamento do perímetro de proteção de águas minerais naturais por parte do Governo, numa portaria publicada na semana passada em Diário da República. Apesar de as termas em causa estarem neste momento com a atividade suspensa, esta é uma boa notícia para a Termas do Estoril, SA, uma empresa do grupo hoteleiro Estoril Plage, responsável pela gestão de várias unidades hoteleiras (incluindo spa), como o Hotel Estoril Palácio ou o Hotel Éden, além do Golfe do Estoril.

Vida Económica
“Herdade dos Delgados é a nova oferta de turismo rural no Alqueva”
A nova unidade de turismo rural de quatro estrelas está implantada numa propriedade rural de 10z hectares, junto ao Alqueva, terá 24 quartos e três apartamentos, representando um investimento de quase três milhões de euros, e vai criar vinte novos postos de trabalho. Um dos pontos fortes do projeto será o restaurante, aberto todo o ano, onde os produtos endógenos e as denominações de origem nacionais estarão na base de uma cozinha criativa e diversificada.

“Semana Santa de Braga atrai visitantes no Aeroporto Sá Carneiro”
A Câmara Municipal de Braga está a realizar uma ação promocional da Semana Santa, um dos maiores ícones do turismo religioso do país, na loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal localizada no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

“Sociedade Agrícola Boas Quintas reforça aposta no enoturismo”
A Sociedade Agrícola Boas Quintas e o Turismo de Portugal celebram contrato de financimento resultante da candidatura da empresa à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, no âmbito do Programa Valorizar. A celebração do contrato teve lugar esta quarta-feira, em Mortágua, na sede da empresa produtora de vinhos.

“Costa Cruzeiros reforça posição em Portugal ao comemorar 70 anos de existência”
A Costa Cruzeiros, a maior companhia marítima dedicada a cruzeiros da Europa, acaba de anunciar o lançamento da plataforma de reservas Costa Extra em abril deste ano. Esta plataforma online foi apresentada em Lisboa pelo diretor geral da Costa Cruzeiros, Raffaele D’Ambrósio. A plataforma “visa facilitar as reservas online, mas também o acesso ao programa de formação gratuito da Costa Academy, cujo objetivo é formar os agentes de viagens parceiros no sentido de ajudar a desenvolver e gerir o negócio”.

“Setor dos cruzeiros bate recordes”
O setor dos cruzeiros está em franca expansão. No ano passado, o número de passageiros de cruzeiro cresceu 5%, face ao exercício anterior, para cerca de 1,3 milhões, enquanto a escalas se ficaram em 947, o que se traduziu em novos recordes batidos.

“Nova ‘taxa Uber’ arrisca inconstitucionalidade”
Foi aprovado o diploma que visa estabelecer o regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados, a partir de plataforma eletrónica. A RFF defende que a nova “taxa Uber” suscita dúvidas quanto à sua conformidade, quer quanto à Lei Geral Tributária e outros diplomas legais, quer relativamente à próprio Constituição. O que leva a prever que o diploma venha a ser contestado pelas entidade que lhe ficam sujeitas.

“Grupo Lufthansa bate recordes”
O grupo Lufthansa registou um resultado líquido de 2,364 mil milhões, no ano passado, mais 33,1% do que no exercício anterior. A companhia aérea alemã classificou este resultado como o melhor da sua história, em grande medida devido à redução de custos que está em curso há cerca de dois anos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.