Volta Nacional: “TAP diz que não tomou decisão sobre voos a partir do Porto”

Volta Nacional: “TAP diz que não tomou decisão sobre voos a partir do Porto”

Correio da Manhã

“Voos da TAP em risco”

A denúncia partiu do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira: a TAP quer acabar com os voos de longo curso a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O PS já pediu explicações ao PSD  e CDS, porque pretende saber se essa decisão foi negociada na privatização com o grupo Gateway.

Jornal de Notícias

“Esquema de fuga ao Fisco usado em negócios do jogo”

As empresas proprietárias dos casinos do Estoril e da Póvoa do Varzim foram clientes dos gigantesco esquema de fuga aos impostos investigada na Operação Furacão. Depois de descobertas, a Estoril Sol e a Varzim Sol resolveram pagar aquilo que deviam ao Fisco, para evitar acusações do Ministério Público e julgamento por crimes de fraude fiscal agravada.

“Revolta dos autarcas em defesa do aeroporto”

Os autarcas do Grande Porto estão revoltados com a hipótese da TAP abandonar os voos de longo curso que opera a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, concentrando todas estas rotas em Lisboa. Ao todo, há quatro voos da TAP em risco de acabar, todos com forte ligação à diáspora portuguesa: Newark (EUA), Caracas (Venezuela) e São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil).

“Comboios turísticos podem desaparecer”

Os comboios turísticos podem desaparecer das ruas do Porto a partir de janeiro. A Câmara decidiu que as licença de operação terminarão no final deste ano. Maria Santos, empresária responsável pela operação de dois comboios na cidade, contestou ontem a decisão municipal na reunião d Executivo e recusa-se a entregar cartas de despedimento a 50 trabalhadores no Natal.

Negócios

“TAP diz que não tomou decisão sobre voos a partir do Porto”

A TAP garante que “todos os voos operados a partir do aeroporto do Porto estão abertos a vendas e a realizar-se”, disse fonte oficial da companhia aérea ao Negócios, reagindo às declarações do presidente da Câmara do Porto denunciando que a transportadora estuda a possibilidade de acabar com voos de longo curso no aeroporto Francisco Sá Carneiro. “Não existe qualquer decisão da TAP em relação à operação futura”, sublinhou a mesma fonte da companhia aérea, que no mês passado passou a ter novos donos, com a concretização da venda de 61% do capital à Atlantic Gateway.

Económico

“Premier Tax Free cresce com turistas da China, Rússia e Angola”

A operação portuguesa da Premier Tax Free – empresa que presta o serviço de reembolso de IVA para turistas de países não europeus – antecipa atingir, em 2015, um crescimento de 25% para chegar a vendas de perto de 80 milhões de euros. Em entrevista ao Diário Económico, o ‘sales and operations manager’ da empresa, Rui Ramos, sublinha que “a taxa de crescimento tem rondado, nos últimos anos, entre 20% e 25%. Este ano a expectativa é chegar perto dos 80 milhões de euros em Portugal”. Para garantir este desempenho, o responsável pela empresa em Portugal aposta nas compras realizadas pelos chineses, angolanos e russos que visitam o país e compõem o Top 3 do ‘ranking’ de nacionalidades que fazem turismo ‘tax free’. Até à data, a China representa entre 35% e 40% dos reembolsos de IVA efectuados, enquanto as compras de cidadãos de Angola representam cerca de 30%.

Público

“Fim dos voos a partir do Porto gera onda de críticas à nova administração da TAP”

As reacções vieram de vários quadrantes, inclusive, de membros do Governo. A TAP garante que nada está decidido e que continua a vender os voos de longo curso que saem do aeroporto do Porto.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.