WTTC: estão a perder-se um milhão de postos de trabalho por dia devido à pandemia da Covid-19

WTTC: estão a perder-se um milhão de postos de trabalho por dia devido à pandemia da Covid-19

Categoria Advisor, Associativismo

Cerca de um milhão de postos de trabalho estão a perder-se por dia no setor do Turismo devido ao efeito avassalador da pandemia do coronavírus, segundo refere o World Travel & Tourism Council (WTTC). A organização indica que a perdas de emprego estão a afetar todos os níveis da indústria e a crescer, à medida que os países entram em quarentena para enfrentar o vírus.

A WTTC refere que o encerramento de hotéis, a suspensão da maioria dos voos domésticos e internacionais, a paragem das companhias de cruzeiro e as crescentes proibições de viagens a nível global têm um “efeito dominó” castrófico que atinge um número elevado de fornecedores a nível mundial.

As pequenas e médias empresas, como os operadores turísticos ou agentes de viagem, são especialmente vulneráveis.

A organização, que está já em conversações com mais de 75 Governos de todo o mundo, pede aos países que façam mais para esclarecer de que forma as empresas podem ter acesso a empréstimos, alívios fiscais, entre outras medidas, que as impeçam de entrar em falência.

A WTTC afirma ainda que embora o setor do Turismo esteja perante o colapso económico, a pandemia do coronavírus é essencialmente uma catástrofe de saúde mundial, e os Governos estão a fazer tudo o que podem para conter a sua propagação e reduzir o número de mortes.

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC, diz: “Apesar da prioridade dos Governos ser manter as pessoas em segurança, esta catástrofe de saúde global representa que um milhão de pessoas por dia somente na indústria do Turismo está a perder o seu emprego e a enfrentar potencial falência devido ao impacto desastroso da pandemia do coronavírus”.

E acrescenta: “As pequenas e grandes empresas estão a ser forçadas a destruir os seus planos de três anos e concentrar-se numa luta de três meses pela sobrevivência diariamente, enquanto os empregos das pessoas estão a ser eliminados de hora a hora. Tememos que esta situação apenas se deteriore mais a não ser que sejam tomadas mais medidas imediatamente por parte dos governos”.

De acordo com a investigação mais recente da WTTC, o Turismo contribui com 10,4% do PIB global, sendo diretamente responsável por gerar um em cada 10 dos postos de trabalho mundiais e, durante oito anos consecutivos, superou o crescimento da economia global.